Notícias
Novo pacote de apps agiliza a criação e publicação de listas de plantas das UCs brasileiras
Um artigo publicado em julho no periódico Applications in Plant Sciences, da Botanical Society of America, apresenta o catalogoUCsRB, novo pacote desenvolvido em R como aplicação Shiny, para automatizar uma série de tarefas no processo de elaboração e publicação de listas de espécies no Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil.
Lançado em 2018, o Catálogo de Plantas das UCs do Brasil publica listas online das espécies encontradas nas UCs brasileiras com dados provenientes dos herbários com acervos digitalizados, tendo chegado em agosto de 2025 a 57 publicações. Essas listas são um importante instrumento não apenas para pesquisadores, mas principalmente para os gestores de UCs, que podem acessar informações e conhecimento sobre a composição da flora de sua unidade e sobre a avaliação de risco de extinção das espécies, entre outros dados fundamentais para o planejamento e a execução de ações de conservação.
O artigo explica as principais funções do pacote catalogoUCsBR, que facilita o trabalho e agiliza as publicações: combinação de registros de herbário em um formato padronizado, remoção de duplicatas de diferentes bases de dados, extração de informações sobre nomes aceitos das espécies, facilitação da revisão taxonômica por meio de imagens e etiquetas digitalizadas de coleções de herbário e publicação da lista de espécies no Catálogo.
O pacote catalogoUCsRB foi desenvolvido por Thuane Bochorny e Pablo H. A. de Melo, autores do artigo que teve também Rafaela Campostrini Forzza como coautora. Constituído de três apps, o pacote tem acesso aberto online na plataforma do Catálogo das UCs do Brasil, e também diretamente no endereço http://app-catalogo-ucs-brasil.jbrj.gov.br, ou ainda pelo programa R instalando o pacote catalogoUCsBR.
“Esperamos que esse aplicativo facilite a ampliação de publicações de listas no Catálogo das UCs do Brasil. Viemos num ritmo crescente desde 2018, mas como o Brasil tem uma rede de Unidades de Conservação gigantesca, ainda demoraria muito para termos todas as listas de todas as UCs no Catálogo. Assim, o aplicativo é uma forma de melhorar, facilitar e agilizar esse trabalho”, destaca a pesquisadora Rafaela Forzza.