Programa de Gestão e Desempenho - PGD
O Programa de Gestão e Desempenho (PGD) é uma iniciativa que busca modernizar a administração pública, promovendo uma cultura de resultados. Em vez do controle tradicional por ponto, o foco passa a ser nas entregas realizadas pelas unidades, alinhadas aos objetivos estratégicos da instituição.
Além de ampliar a transparência e a eficiência no serviço público, o PGD contribui para a valorização dos servidores e a melhoria da qualidade de vida no trabalho.
Entre os principais benefícios do PGD, destacam-se:
• Melhoria na gestão das equipes e no alcance de resultados;
• Maior engajamento dos servidores e retenção de talentos;
• Transparência nas entregas institucionais;
• Redução de custos operacionais;
• Incentivo à autonomia com responsabilidade.
Como aderir ao PGD no JBRJ
As unidades interessadas devem encaminhar solicitação à CDGP por meio de processo no SEI.
Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: pgd@jbrj.gov.br
Etapas para adesão ao PGD
SEI
• Iniciar processo de solicitação de adesão ao PGD (tipo: SEDESP – CDGP);
• O Comitê Gestor analisará a solicitação;
• Em caso de aprovação, será publicada autorização no Boletim de Serviço.
PETRVS
• Acessar o sistema https://petrvs.jbrj.gov.br com login Gov.br;
• Chefia seleciona os participantes e cadastra o plano de entregas da unidade;
• O plano é aprovado pela chefia imediata;
• Participantes elaboram seus planos de trabalho e pactuam o Termo de Ciência e Responsabilidade (TCR) no sistema.
SOUGOV
• A chefia registra a participação de cada servidor no PGD, com a modalidade adotada.
Atenção: A participação no PGD só é efetivada após a conclusão das etapas nos sistemas SEI, PETRVS e SOUGOV, nesta ordem.