Horários

Publicado em 23/10/2020 16h37 Atualizado em 18/11/2020 14h42

O arboreto científico (parque) está aberto aos visitantes de segunda a domingo, durante todos os dias do ano, excetuando-se 25 de dezembro, 1 de janeiro e momentos específicos de horários adotados pela Presidência do Instituto.

Horário de visitação: segundas-feiras, das 12h às 17h, e de terça a domingo, das 8h às 17h.
Dia das eleições municipais: no domingo, 29/11/2020, o Jardim Botânico abrirá à visitação às 11h para que os servidores/colaboradores possam comparecer aos locais de votação, e fechará no horário normal, às 17h.

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro está aberto à visitação, com restrições, seguindo as diretrizes dos órgãos competentes no que se refere ao enfrentamento da COVID-19 que, por decisão do STF, são os governos estadual e municipal.

O Agendamento de Visitas é obrigatório. Acesse: https://agendamentovisita.jbrj.gov.br

Conheça as novas Normas de Visitação que estão vigentes enquanto durar a pandemia.

Para mais informações, ligue para o Centro de Visitantes - Telefones: +55 (21) 3874-1808 / 3874-1214.

Para sócios da AAJB:

- Horário de entrada: segunda | 12 às 18h | terça a domingo | 6h às 18h
- Sócios da AAJB não precisam agendar a visita.


Conheça os procedimentos de segurança em caso de ventos fortes e outras emergências.

As visitas nos carros elétricos estão suspensas temporariamente.


Riscos de atividades no Jardim Botânico


Toda atividade realizada em ambientes naturais ou construídos pelo Homem, mas com muitos elementos da natureza, oferece riscos para as pessoas. No arboreto do Jardim Botânico não é diferente.
Aqui temos árvores altas, plantas com espinhos ou venenosas, cascatas e lagos com musgo, além de animais silvestres.

Assim, nossos visitantes devem ter cuidado e estar atentos com as crianças, pois existem riscos associados a tombos, quedas de galhos e folhas grandes, ferimentos em geral, intoxicação pelo contato ou ingestão de folhas, raízes ou frutos, ou mesmo causados pelos animais (que não são domesticados, podem morder, arranhar ou picar).

É preciso evitar permanecer sobre os canteiros, subir em árvores, esmagar ou ingerir plantas e frutos, manusear cactos e outras espécies com espinhos, mexer em arbustos ou montes de folhas nos canteiros, andar em locais cobertos por musgos, se aproximar dos animais, enfim, qualquer situação que possa ocasionar problemas para as pessoas, as plantas e os animais.

Às vezes, vendavais ocorrem e podem provocar danos nas árvores (algumas bem idosas); nesses momentos, talvez seja necessário evacuar o arboreto, para não expor os visitantes e funcionários a acidentes. Colabore e saia o mais rápido possível (sem correr); nossa equipe orientará esse procedimento e dará todas as explicações. Aproveite e leia a Rotina de Evacuação do Arboreto na íntegra.

Divirta-se em segurança com sua família e amigos, desfrute das belezas do Jardim Botânico, caminhe pelas aleias centenárias, faça muitas fotos e retorne para casa feliz pelos momentos que aqui esteve.