O que fazemos
Desenvolvemos atividades de pesquisa, ensino e extensão sobre polinização. Somos pesquisadores, gestores públicos e outros atores sociais que trabalham de forma colaborativa para produzir e integrar conhecimento. Nosso objetivo central é fomentar a conservação e uso sustentável de polinizadores e do serviço ecossistêmico de polinização.
O INPol está estruturado em cinco eixos temáticos inter-relacionados, que abarcam as ações para capacitação de pessoas, desenvolvimento de pesquisas e divulgação científica, além de subsidiar políticas públicas e fomentar parcerias nacionais e internacionais. São eles:
-
Eixo 1 - Ciência de Dados: Pesquisar e desenvolver ferramentas computacionais para coleta, análise e disseminação de dados sobre polinização em sistemas produtivos, ecossistemas naturais restaurados e em áreas urbanas.
-
Eixo 2 - Polinização em Ecossistemas: Produzir conhecimento sobre história natural e sobre os efeitos das ações humanas nas interações planta-polinizador e funcionamento dos ecossistemas, identificando áreas críticas e espécies em risco.
-
Eixo 3 - Polinização Aplicada: Construir um panorama aplicado da importância da polinização em sistemas produtivos e para o planejamento territorial.
-
Eixo 4 - Interação com a Sociedade: Sistematizar conhecimento de forma transdisciplinar e participativa para promover a conservação e o uso sustentável de polinizadores.
-
Eixo 5 - Estratégias e Ações para Conservação: Fornecer subsídios para políticas públicas e documentos que orientem estratégias de conservação dos polinizadores.

- Os eixos de pesquisa trabalham em rede.
MISSÃO
Produzir e disseminar conhecimento científico sobre as interações entre plantas e polinizadores, com excelência e relevância para a sociedade.
VISÃO
Transformação social por meio da ciência e de práticas sustentáveis sobre polinização, polinizadores e serviços ecossistêmicos, assentada no desenvolvimento científico, na conservação da biodiversidade e na segurança alimentar, proporcionando uma sociedade mais justa e igualitária.
VALORES
- Engajamento, trabalho colaborativo e ambiente criativo
- Produção, integração e síntese do conhecimento
- Produtos inovadores, relevantes e abrangentes
- Comunicação efetiva e transparência
- Gestão por resultados