Expedições às ilhas "desertas"
21 DE OUTUBRO – terça-feira - 10h às 11h e 14h às 15h
Duas palestras imperdíveis na terça-feira, 21/10. Na primeira, às 10h, o professor Maurício Salles fala sobre a expedição do botânico Paulo Campos Porto à Ilha da Trindade, realizada em 1917. Essa missão científica do JBRJ visava o estudo da vegetação e coleta de espécies endêmicas da flora da ilha, que fica no oceano Atlântico, a 1.160 km de distância da costa do Espírito Santo.
A segunda palestra começa às 14h e será proferida pelo pesquisador do JBRJ Massimo Bovini. Ele vai abordar a pesquisa e a conservação da flora do Monumento Natural do Arquipélago das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras), no Rio de Janeiro.
As palestras serão realizadas no Auditório da AAJB, onde os visitantes poderão também ver fotografias originais da expedição à Ilha da Trindade e objetos museológicos, como instrumentos científicos da época, que ajudarão a ilustrar as falas dos palestrantes e aproximar o público do Acervo e Memória do JBRJ.
Sobre os convidados:
Maurício Salles é jornalista formado pela UFRJ (1993), com pós-graduação (2017) e mestrado (2019) em Divulgação Científica pela Fiocruz. Seu TCC abordou O audioviual nas Ciências do Mar: desafios e oportunidades à Divulgação Científica, e sua dissertação de mestrado teve como tema A Ciência Oceânica na TV: o caso do Arquipélago de São Pedro e São Paulo. Concluiu em 2024 o doutorado em Estudos Marítimos pelo PPGEM-EGN da Marinha do Brasil. Nos últimos 12 anos, especializou-se em roteiro, direção e edição de vídeos científicos.
Massimo Giuseppe Bovini, pesquisador do JBRJ, tem mestrado em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela UFRJ (2009). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional Biodiversidade em Unidades de Conservação da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT) de 2015 até 2019. Atualmente participa de conselhos consultivos em Unidades de Conservação. Tem se dedicado à Gestão de Unidades de Conservação, divulgação da ciência e estudo de ilhas, participando ativamente do Programa Monitora do ICMBio - subgrupo Ilhas e também do Projeto Ilhas do Rio, no qual é responsável pela flora.
Veja também a programação dos dias 23 e 24/10, quando serão oferecidas visitas técnicas ao galpão do Acervo e Memória com foco no tema da 22ª SNCT.
Local: AAJB