Notícias
ITI participa de reunião da Aliança Digital UE-LAC na Estônia
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) participou, nos dias 26 e 27 de maio, do 2º Diálogo Político de Alto Nível da Aliança Digital UE-LAC sobre Governança Eletrônica, realizado em Tallinn, Estônia. A conferência foi organizada pela Aliança Digital UE-LAC, em parceria com a Academia de Governança Eletrônica (eGA), com o objetivo de impulsionar a cooperação birregional na agenda da transformação digital.
Enylson Camolesi, Diretor-Presidente do ITI, representou o Instituto no evento, que reuniu autoridades e especialistas da União Europeia (UE), América Latina e Caribe (LAC) para discutir estratégias voltadas à modernização do setor público por meio de tecnologias digitais.
Em 2025, a edição teve como foco o fortalecimento da colaboração entre as regiões em áreas como interoperabilidade transfronteiriça de dados, identificação eletrônica (eID) e assinaturas eletrônicas.
Durante o evento, foram discutidos os avanços alcançados desde a primeira edição do diálogo político, realizada em 2024, em San José, Costa Rica, com destaque para os esforços em reconhecimento mútuo de assinaturas eletrônicas, medida fundamental para garantir a validade jurídica de transações digitais entre países e promover maior segurança e eficiência nas relações internacionais.
O Brasil foi mencionado como um dos países que mais avançou nas conversas com a União Europeia sobre o assunto. Em fevereiro de 2025, o ITI participou do Diálogo Digital UE-Brasil, que levou à criação de um grupo de trabalho bilateral focado no reconhecimento mútuo das assinaturas eletrônicas avançadas como um passo inicial para acordos formais entre os envolvidos.
A presença do ITI no evento reforça o compromisso do Instituto com a modernização do governo brasileiro, o aumento da cooperação internacional e a criação de uma base digital segura, confiável e compatível para o bem da comunidade.
Saiba mais
A Aliança Digital América Latina e Caribe – União Europeia (ALC-UE) é um mecanismo informal de cooperação baseado em valores compartilhados, que reúne países da América Latina e do Caribe (ALC) e os estados membros da União Europeia (UE).
Aberta à participação dos governos e das agências ligadas à agenda digital, a Aliança promove o diálogo e o desenvolvimento conjunto de iniciativas voltadas à transformação digital, interoperabilidade, segurança digital e inovação nas administrações públicas de ambas as regiões.