Notícias
ITI participa de programa internacional de formação em liderança pública
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) esteve entre os participantes do Programa Executivo de Competências para Liderança, iniciativa internacional realizada entre os dias 11 e 15 de agosto, nos Estados Unidos. A ação foi promovida em parceria entre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Paul H. O’Neill School of Public and Environmental Affairs, da Universidade de Indiana.
O programa ocorreu de forma presencial na Universidade de Indiana e reuniu 28 lideranças governamentais brasileiras, todas ocupantes de cargos de direção em órgãos e entidades federais. Representando o ITI, participaram da formação a diretora de Planejamento, Orçamento e Administração, Cristina Pinheiro Castilho Portela, e o coordenador-geral de Operações, Geraldo Clay de Souza Maciel.
Ao longo de cinco dias, os participantes tiveram acesso a uma formação intensiva ministrada por professores de excelência internacional, voltada à exploração de novas ideias e métodos de gestão. O conteúdo programático contemplou fundamentos teóricos, metodologias práticas e atividades colaborativas sobre temas estratégicos.
Para Geraldo, “além de fortalecer competências essenciais para a gestão pública, a iniciativa proporcionou a ampliação da rede de contatos com servidores e lideranças de alto nível do Executivo Federal. Em âmbito pessoal, destaco a abordagem extremamente prática do programa, com atividades pensadas para fomentar a troca de experiências e promover um aprendizado coletivo e significativo entre os participantes.”
A participação do ITI reforça o compromisso da instituição com a excelência na gestão, o fortalecimento de suas lideranças e a busca contínua por soluções inovadoras e alinhadas aos desafios atuais da administração pública. “Em 18 anos de carreira, é a primeira vez que participo de uma capacitação internacional de forma imersiva. Por isso, sou grata ao ITI pela oportunidade e retorno ao trabalho mais consciente, inspirada e preparada para os desafios que temos”, afirmou Cristina.
O Programa Executivo de Competências para Liderança representa um passo importante na internacionalização da formação de gestores públicos brasileiros e no fortalecimento do intercâmbio de boas práticas em nível global.
Com informações da Enap.

