Notícias
ITI participa da Etapa São Paulo do Congresso da Cidadania Digital
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) participou, no dia 30 de julho, da Etapa São Paulo do Congresso da Cidadania Digital. O evento reuniu autoridades, especialistas e representantes de instituições públicas e privadas comprometidas com futuro da identificação civil no país.
Entre os destaques das discussões estiveram: a identificação segura desde o nascimento, por meio da biometria neonatal e infantil; o papel da identidade como ferramenta essencial no combate ao desaparecimento de pessoas; a evolução das emissões da CIN a nível nacional e em destaque no Estado de São Paulo; e as estratégias de enfrentamento às fraudes financeiras, com apoio da Infraestrutura Pública Digital de Identificação Civil (IPD-IC).
Durante a abertura do evento, o Diretor-Presidente do ITI, Enylson Camolesi, destacou a importância da integração entre as instituições presentes e o papel estratégico do congresso no fortalecimento da identificação civil no país. “A união demonstrada aqui é um marco importante no processo geracional que estamos vivendo em relação à identidade no Brasil”, afirmou Camolesi.
O ITI também esteve presente no terceiro painel do congresso, moderado por Maurício Coelho, Diretor de Tecnologias de Identificação do Instituto. O debate abordou a experiência de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no estado de São Paulo e em âmbito nacional.
Atualmente, mais de 30 milhões de brasileiros já possuem a nova CIN, documento que representa um avanço no processo de identificação do cidadão, promovendo mais segurança e eficiência para os serviços públicos, constituindo-se no principal instrumento de cidadania brasileiro.
“Passamos de 30 milhões de CIN emitidas a nível nacional. Ao olhar o copo meio cheio, vemos que é um número fantástico, considerando o pouco tempo de implementação da CIN, de 2022 para cá! É um número a ser celebrado!”, comentou Coelho.
O compromisso do Governo Federal, por meio do Governo Lula, é levar a nova CIN a todos os brasileiros, especialmente àqueles que mais necessitam. A CIN viabilizará a Infraestrutura Pública Digital de Identificação Civil (IPD-IC), plataforma pública de serviços de identificação disponibilizados tanto para entidades públicas quanto privadas.
Próxima etapa: Brasília
A Etapa Brasília do Congresso da Cidadania Digital 2025 acontecerá entre os dias 23 e 25 de setembro, no Centro de Convenções Royal Tulip Brasília Alvorada. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link.


