Notícias
ITI fortalece ações de combate ao assédio e à discriminação com Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) deu um importante passo na promoção de um ambiente de trabalho mais seguro, respeitoso e inclusivo, com a implementação do Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação (PSEAD).
A iniciativa tem como objetivo estruturar ações eficazes de prevenção, acolhimento, apuração e resolução de conflitos relacionados a assédio moral, assédio sexual, discriminação e outras formas de violência no ambiente institucional, assegurando a dignidade, a integridade e o respeito a todas as pessoas que atuam no ITI.
O PSEAD/ITI está alinhado ao Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação (PFPEAD), lançado pelo Governo Federal, e consolida o compromisso institucional com a promoção de uma cultura organizacional baseada na ética, no respeito às diferenças e na equidade.
“Queremos tornar o ITI uma referência em práticas de governança que valorizem a dignidade humana, a diversidade e a justiça social. Temos de entregar à sociedade brasileira não apenas os serviços de confiança com os quais trabalhamos. É nosso dever criar condições de inclusão e de uma permanência saudável no ambiente de trabalho, o que, comprovadamente, potencializa os resultados institucionais”, destaca Enylson Camolesi, diretor-presidente.
Acesse o Plano aqui.
O Plano está estruturado em três eixos principais, que orientam a atuação institucional no enfrentamento do assédio e da discriminação:
-
Prevenção - iniciativas voltadas para a formação, sensibilização e promoção à saúde;
-
Acolhimento - iniciativas destinadas à organização de redes e canais de acolhimento;
-
Tratamento de Denúncias - diretrizes, orientações e protocolos que visem evitar a revitimização e a retaliação.
Estão contemplados pelas diretrizes previstas no documento todas as servidoras públicas e a todos os servidores públicos; empregadas públicas e empregados públicos; estagiárias e estagiários; contratadas e contratados; e colaboradoras e colaboradores em exercício no Instituto.
A implementação do Plano reforça o papel do ITI como instituição comprometida com os direitos humanos, a integridade institucional e a valorização da diversidade no serviço público. Ao enfrentar com seriedade e responsabilidade as questões relacionadas ao assédio e à discriminação, o Instituto fortalece sua cultura organizacional e contribui para uma administração pública mais justa, segura e respeitosa para todas as pessoas.