Notícias
ITI conquista 1º lugar em ranking de Transparência Ativa da CGU
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) alcançou um resultado inédito no Painel Lei de Acesso à Informação (LAI), da Controladoria-Geral da União (CGU), ficando em 1º lugar no ranking de cumprimento de itens de Transparência Ativa entre os órgãos da Administração Pública Federal. A autarquia cumpre integralmente os 49 itens avaliados pelo Grupo de Trabalho de Acompanhamento da Transparência Ativa (GTA), da CGU.
O feito, buscado pelo Instituto desde 2022, demonstra o compromisso contínuo do ITI com a transparência e o acesso à informação. A transparência ativa refere-se à divulgação espontânea de dados de interesse público por iniciativa dos próprios órgãos, sem necessidade de solicitação formal por parte do cidadão.
O Painel LAI apresenta os níveis de atendimento aos critérios previstos na Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), que determina a obrigatoriedade de divulgação proativa de conteúdos como estrutura organizacional, despesas, contratos, licitações, entre outros. Essa divulgação deve ser feita em local específico das páginas institucionais na internet, com linguagem clara e acessível.
Segundo a CGU, a transparência ativa contribui para fortalecer o controle social, otimizar o uso de recursos públicos e reduzir o volume de pedidos formais de acesso à informação — diminuindo, assim, os custos administrativos relacionados a esse atendimento.
O ITI segue comprometido com as melhores práticas de governo aberto e modernização institucional, promovendo o acesso qualificado à informação como instrumento essencial para o fortalecimento da cidadania e da gestão pública.