Notícias
ITI atinge 84% em autoavaliação de integridade pública com base no MMIP da CGU
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) obteve 2,53 pontos, de um total de 3, na autoavaliação em integridade pública com base no Modelo de Maturidade em Integridade Pública (MMIP), uma iniciativa desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU). Esse resultado representa 84% da pontuação máxima, o que posiciona o ITI entre as instituições com alto grau de maturidade em suas práticas de integridade.
O Diretor-Presidente do ITI, Enylson Camolesi, ao receber este resultado, afirmou que tal pontuação elevada é um marco na trajetória institucional do ITI que está prestes a completar 24 anos. “Figurar e estar entre os órgãos de governo com alto grau de maturidade no quesito integridade pública reafirma o nosso compromisso com a ética, a responsabilidade e o interesse público. É um de nossos objetivos dar seguimento às boas práticas, e estamos convictos de que a integridade é o caminho que contribui para consolidar a confiança da sociedade depositada no ITI e isto honra a missão que nos foi confiada,” destacou.
A avaliação, realizada entre junho e agosto de 2024, considerou três elementos centrais do modelo, com os seguintes resultados:
Elemento 1 – Governança e Estrutura Organizacional para a Integridade: 63%
Elemento 2 – Capacidade Organizacional para a Integridade: 76%
Elemento 3 – Gestão e Desempenho da Integridade: 92%
O MMIP é um instrumento de diagnóstico e avaliação da maturidade em integridade pública organizacional. Estruturado em cinco níveis progressivos, o modelo diferencia os graus de desempenho esperados e as características desejadas para cada etapa, funcionando como uma ferramenta de apoio à gestão e à efetividade de Programas e Planos de Integridade.
Com o desempenho alcançado, o ITI passou a integrar o grupo de órgãos aptos a receber, ainda em 2025, assessoria técnica da CGU, voltada ao aprimoramento contínuo de suas práticas de integridade.
Para mais informações sobre o MMIP, acesse o site da CGU.