Notícias

Certificado Digital ICP-Brasil garantirá a segurança no Sistema Open Banking

Publicado em 16/04/2021 12h26
Agenda-ITI_16-04_capa.png

Em ação conjunta com o Banco Central do Brasil (BC) e o Secretariado do Open Banking, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) promoveu videoconferência com as Autoridades Certificadoras da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e representantes do Projeto Open Banking para nivelar e compartilhar as informações técnicas do formato de certificado digital que será utilizado no Open Banking.

Na oportunidade, a equipe técnica que coordena a implantação  do Open Banking no Brasil, apresentou o projeto de implementação, as informações técnicas, o cronograma e a necessidade de oferta de certificado digital ICP-Brasil para reforçar a segurança nas comunicações entre as entidades que irão compor o sistema.

Algumas Autoridades Certificadoras informaram ter condições de antecipar as atualizações necessárias já para as próximas semanas, ainda que o cronograma do projeto considere a operacionalização do serviço para início do mês de julho.

Entenda

O Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central do Brasil publicaram em maio de 2020 a Resolução Conjunta nº 01/2020, que dispõe sobre a implementação do Sistema Financeiro Aberto (Open Banking) no Brasil.

O Open Banking é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e infraestruturas de tecnologia.

 

Com informações do Banco Central do Brasil.