Notícias
Assinatura eletrônica do GOV.BR, provida pelo ITI, bate recorde
A assinatura eletrônica avançada, um dos serviços mais utilizados pelos cidadãos na plataforma GOV.BR, atingiu, na terça-feira (31), a marca de 1.280.548 assinaturas, um recorde diário desde a implantação do serviço, há cinco anos. Esse serviço está sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
A geração de certificados, realizada quando novos usuários fazem o cadastro na plataforma GOV.BR com contas prata ou ouro, também bateu recorde na terça-feira. O ITI contabilizou a emissão de 135.879 novos certificados de assinatura avançada.
“Esse desempenho é desafiador para o ITI. Sendo responsável por prover esse serviço à plataforma GOV.BR, em parceria com o MGI, o instituto investe em tecnologia para suportar o crescimento da demanda. Afinal, a base do GOV.BR alcançou 175 milhões de usuários, e muitas pessoas optam pela segurança, confiabilidade e comodidade de assinar um documento de onde estiverem, na rua ou no trabalho”, disse Enylson Camolesi, diretor-presidente do ITI.
Na engrenagem que garante segurança e confiança, o ITI utiliza hardwares e softwares de última geração. A tecnologia empregada assegura que as assinaturas sejam realizadas com rapidez. Na terça-feira (31), a cada minuto foram feitas 889 assinaturas, ou 14,82 por segundo, ao longo do dia.
Nos três primeiros meses deste ano, a assinatura eletrônica avançada registrou 21.054.939 assinaturas em janeiro, 20.977.588 em fevereiro e 27.165.220 em março, um aumento de 29,5% em relação ao mês anterior. No primeiro trimestre, o total de assinaturas avançadas na plataforma GOV.BR foi de 69,2 milhões, um crescimento de 57% em comparação com os 44 milhões registrados no mesmo período de 2025.
Notifica
Outro serviço da plataforma GOV.BR provido pelo ITI é o Notifica. Sempre que um certificado digital da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) é emitido em nome de uma pessoa física, os usuários da plataforma são informados por meio da caixa postal.
“Desde o lançamento, no final do ano passado, até agora, mais de três milhões de notificações foram enviadas. Esse serviço aumenta a proteção da identidade digital dos usuários, e nossa expectativa é ampliá-lo para pessoas jurídicas até o fim do ano”, prevê Camolesi.