Maurício Coelho
Diretor de Tecnologias de Identificação
Telefone: 61 3424-3856 | 3424-3926 | 3424-3820
Email: mauricio.coelho@iti.gov.br
Engenheiro de Produção com ênfase em Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial – FEI (1991), com especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP (1999) e MBA em Administração de Governo Eletrônico pelo Centro de Ciências da Administração – UNA (2003). Servidor público federal concursado da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 1999, tendo antes atuado como Técnico do Tesouro Nacional (TTN) na Receita Federal do Brasil (1997/99). Atuação dedicada à formulação, regulamentação, implementação e monitoramento de políticas públicas voltadas à cidadania digital e projetos de modernização e desburocratização da administração pública federal por meio de serviços públicos eletrônicos/digitais, em cargos de Direção, Coordenação-Geral e Assessoria no Ministério da Justiça, Imprensa Nacional, Casa Civil da Presidência da República, Ministério da Saúde e Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI.
Assessora
Ana Maria Costa Cândido Lacerda
Assessora
Telefone:
E-mail: ana.lacerda@iti.gov.br
Analista em políticas sociais com ênfase em gestão pública e conhecimento técnico em identificação do cidadão e articulação com entes federados. Formação acadêmica em gestão pública com certificação em monitoramento, avaliação de políticas públicas e experiência em gestão, com ênfase em políticas públicas sociais e modernização do estado. Foi coordenadora do Programa Nacional de Segurança do Paciente no Ministério da Saúde e assessora técnica de Identificação do Cidadão na Presidência da República, na Secretaria de Governo Digital do MGI, e atualmente no ITI.
Coordenação-Geral de Tecnologias de Identificação - CGTID
Kátia Macarini Gonçalves
Coordenadora-Geral de Tecnologias de Identificação
Telefone:
E-mail: katia.macarini@iti.gov.br
Servidora Federal da carreira de Tecnologia da Informação. Bacharel em Ciência da Computação com Especialização em Gerenciamento de Projetos, e Pós-graduação em Gestão Pública. Trabalhou em áreas de tecnologia da informação, políticas públicas e governo digital, em cargos de Direção, Coordenação-Geral, e Assessoria no Governo Federal. Possui ampla experiência em projetos de transformação digital, governança de dados, interoperabilidade, gestão de serviços públicos, identificação civil e identidade digital.
Coordenação-Geral de Articulação Institucional - CGAI
Marcelo Oliveira Barbosa
Coordenador-Geral de Articulação Institucional
Telefone: 3907
E-mail: marcelo.barbosa@iti.gov.br
Administrador de Empresas com Pós-graduação em Direito Administrativo e mestrando em Saúde Coletiva, contando com mais de 30 anos de experiência nas áreas Pública (Presidência da República, Ministério da Educação, Ministério da Saúde, IGESDF e Instituto Nacional de Identificação - ITI) e Privada (MJI Best Print, SENAC, SEBRAE, Nestlé Brasil Ltda). Atuação nas áreas técnicas dos Órgãos Públicos, tais como formulação, regulamentação, implementação e monitoramento de políticas públicas em cargos de Direção, Coordenação-Geral e Coordenação, além de empresário e consultor nas áreas de merchandising, marketing, logística, pessoal, informática, finanças e custos.
Coordenação de Padronização - COPAD
Wilson Silva de Sousa
Coordenador de Padronização
Telefone: 3999
E-mail: wilson.sousa@iti.gov.br
É graduado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Brasília e possui especialização em Identificação Humana pela Academia Nacional de Polícia. Papiloscopista Policial Federal desde 2005, atuou como administrador de sistemas biométricos na Polícia Federal e como oficial de ligação na INTERPOL, em Lyon/França, entre 2016 e 2018.
Na Polícia Federal, exerceu funções de destaque como chefe da Administração do ABIS/PF, chefe da Divisão de Documentos de Segurança, diretor substituto do Instituto Nacional de Identificação e gestor do Sistema Nacional de Informações Criminais (SINIC). Liderou o projeto ABIS/PF entre 2019 e 2021, que resultou na aquisição de um sistema com capacidade para armazenar dados biométricos de 50,2 milhões de pessoas. Também atua como operador e administrador do sistema biométrico da INTERPOL.
É membro permanente do Grupo de Trabalho de especialistas em sistemas ABIS da INTERPOL, tendo participado e organizado encontros técnicos em países como França, África do Sul e Marrocos. Foi palestrante em diversos seminários e cursos sobre biometria promovidos pela INTERPOL nos Estados Unidos e em países africanos como Nigéria, Gana, Cabo Verde, Seicheles, Quênia e Guiné-Bissau.
Na área acadêmica, atuou como professor de papiloscopia e fotografia forense em cursos de formação da ANP/PF. Trabalhou como analista de sistemas na DATAPREV, administrando bancos de dados e sistemas Linux/Unix, e como docente no SENAI/DF, ministrando disciplinas em cursos técnicos de Eletrônica e Microinformática.
Atualmente, contribui com o projeto da Carteira de Identidade Nacional (CIN), atuando pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) na implantação do Sistema Biométrico Federal (SBF)
Coordenação de Pesquisas - COPES
Adrienne de Paiva Fernandes
Coordenadora de Pesquisa
E-mail: adrienne.fernandes@iti.gov.br
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília, possui Mestrado e Doutorado em Biologia Celular pela Universidade Estadual de Campinas. Servidora Pública Federal desde 2008, trabalhou como assessora técnica especializada no Ministério da Saúde e na Advocacia-Geral da União. É Analista em Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico desde 2011.