Notícias
MIR, MGI e ENAP iniciam segundo bloco de formação para servidores negros do LideraGOV 4.0
Banco de imagens Freepik
O Ministério da Igualdade Racial (MIR) em parceria com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), iniciaram o segundo bloco do curso LideraGOV 4.0, com a aula “Conhecimento do Negócio Público: o que o líder deve conhecer para qualificar a gestão pública”, de forma remota na última quarta-feira (21).
O programa é uma das ações coordenadas pela Diretoria de Políticas de Ações Afirmativas, da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo do MIR, e conta com encontros formativos, bem como mentorias coletivas e individuais. Dividido em três blocos que pretendem desenvolver competências sobre liderança, o segundo bloco é destinado a capacidade de gestão de pessoas e resultados.
A primeira aula deste bloco contou com a participação da Secretária de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, Márcia Lima. “Uma das nossas prioridades é a construção de um serviço público federal mais diverso e mais inclusivo, portanto, mais representativo da nossa população”, ressaltou. Ela dialogou sobre a importância de construir uma nova cultura de governo que amplie as oportunidades para servidores e possibilite um modelo de serviço público mais plural. Também apresentou as ações da Secretaria em relação a implementação do Decreto nº 11.443/2023, que prevê o preenchimento de pessoas negras em cargos e funções comissionadas no âmbito da Administração Pública Federal. O investimento em uma turma do LideraGOV exclusivamente negra é mais um passo para dar concretude ao Decreto.
Na sequência, a aula foi ministrada pelo professor Fernando Coelho da Universidade de São Paulo, que dialogou com os participantes sobre o papel dos gestores na construção da política pública considerando os aspectos técnicos e políticos que atravessam sua formulação.
Sobre o LideraGOV 4.0
O Programa é uma iniciativa que visa formar novas lideranças no setor público, construindo uma rede de servidores com alta capacidade de gestão e liderança, para ocupar cargos e funções estratégicos na Administração Pública Federal.
A 4ª edição do Programa é extraordinária para pessoas negras, compondo uma das iniciativas desenvolvidas no âmbito do Protocolo de Intenções para Formação e Iniciativas Antirracistas – FIAR, celebrado entre o Ministério da Igualdade Racial e ENAP, em 2023.
As aulas iniciaram em outubro de 2023 e encerram em agosto de 2024, o curso online possibilita uma formação voltada aos aspectos comportamentais, gerenciais e estratégicos de liderança. Com aulas ao vivo a cada 15 dias, os alunos têm encontros com especialistas com formação técnica e teórica.