Volume 3 - Módulo Administração - Administrador Geral
Sistema de Controle de Demandas
Volume 3 - Módulo Administração - Administrador Geral
Versão 1.0 – Agosto 2025
1. Módulo Administração - Administrador Geral
1.1. Submódulo Sistema - Variáveis Gerenciáveis pelo Administrador Geral
Para manusear este submódulo, o administrador deve possuir um conhecimento profundo do sistema, a fim de evitar possíveis erros e garantir a eficiência do processo.
As variáveis gerenciáveis conferem dinamismo ao SISCOD. Localizadas no módulo Administração, submódulo Sistema, essas variáveis estão diretamente relacionadas aos processos oriundos dos órgãos demandantes.
Ao centralizar o controle dessas variáveis, esse perfil evita dispersão de dados e assegura uniformidade na gestão do sistema.
As variáveis gerenciáveis pelo administrador conferem dinamismo ao SISCOD e estão sob a responsabilidade do administrador geral. Elas estão localizadas no Módulo Administração – Submódulo Sistema, sendo elas: "Ministros do TCU", "Secretaria TCU/Unidade Técnica", "Tipo de Processo – TCU", "Situação no TCU", "Unidade de Auditoria – CGU", "Tipo de Abordagem – CGU", "Situação na CGU" e "Natureza".
1.1.1. Ministros do TCU
Esta variável está localizada na aba 1 – "Origem" quando selecionada a origem TCU. Para cadastrar basta clicar em "Cadastrar +", layout abaixo:
Figura 25 – "Ministros do TCU"
Tela de gerenciamento da variável Ministros do TCU
Desta forma, irá aparecer a tela correspondente. O administrador deverá informar o nome do ministro do TCU no campo "Nome", bem como selecionar todas as AECI no campo "Ministério" e "Salvar".
Figura 26 – Cadastrar "Ministros do TCU"
Formulário de cadastro de novo ministro do TCU
De forma complementar, os campos destacados por cores permitem ao gestor as seguintes ações:
O sistema não permite a exclusão de valores que estejam vinculados a algum registro existente no ID-SISCOD.
Ao selecionar todas as AECI no campo "Ministérios" e "Editar em massa", é possível fazer a edição em massa. Isto é, caso haja algum erro no nome do(a) Ministro(a) e/ou determinado Ministro não compõe mais o quadro do TCU, basta selecionar os registros associados às AECI e clicar em "Editar Selecionados".
Figura 27 – Edição em Massa
Tela de seleção para edição em massa
Após clicar em "Editar Selecionados", aparecerá a tela correspondente. Com isso basta inserir o nome correto do ministro(a) do TCU, informar se ele está ativo/inativo e salvar para que todos os ministérios selecionados possam visualizar a(s) alteração(s) efetuada(s).
Figura 28 – Edição em Massa - "Ministros do TCU"
Formulário de edição em massa
1.1.2. Natureza
- Variável localizada na ABA 4 – Subdemanda;
- Todas as origens possuem esta variável; e
- Variável gerenciada pelo Administrador do Sistema.
1.1.3. Secretaria TCU/ Unidade Técnica
- Valores assumidos – Áreas e unidades que compõem o TCU;
- Variável localizada na ABA 1 – Origem;
- Apenas a origem TCU possui esta variável; e
- Variável gerenciada pelo Administrador do Sistema.
1.1.4. Situação na CGU
Fases da auditoria na CGU:
- Em execução (Solicitação de Informações acerca do Objeto de Auditoria)
- Em planejamento (Início da auditoria/abordagem)
- Em preparação do Relatório (Relatório Preliminar)
- Monitoramento
- Não se aplica
- Relatório Final de Auditoria publicado
- Variável localizada na ABA 1 – Origem;
- Apenas a origem CGU possui esta variável; e
- Variável gerenciada pelo Administrador do Sistema.
1.1.5. Situação no TCU
Fases da auditoria no TCU:
- Acórdão publicado;
- Em execução/instrução (Solicitação de Informações acerca do Objeto de Auditoria);
- Em planejamento (Início da auditoria/abordagem);
- Enviado para o Gabinete do Ministro Relator;
- Não se aplica;
- Processo excluído da Pauta da Sessão; e
- Processo incluído na Pauta da Sessão;
Esta variável irá auxiliar na geração de relatório.
- Variável localizada na ABA 1 – Origem;
- Apenas a origem TCU possui esta variável; e
- Variável gerenciada pelo Administrador do Sistema.
1.1.6. Tipo de abordagem - CGU
Tipo de serviço:
- Avaliação (Auditoria) - É definida como a obtenção e a análise de evidências com o objetivo de fornecer opiniões ou conclusões independentes sobre um objeto de auditoria, sendo segregada em Financeira ou de Demonstrações Contábeis; Conformidade ou Compliance; e Operacional ou de Desempenho.
- Avaliação CMAP
- Consultoria - É segregada nas atividades de assessoramento, de aconselhamento, treinamento e de facilitação.
- Apuração - Consiste na execução de procedimentos cuja finalidade é averiguar atos e fatos inquinados de ilegalidade ou de irregularidade praticados por agentes públicos ou privados, na utilização de recursos públicos federais.
- Outros
- Variável localizada na ABA 1 – Origem;
- Apenas a origem CGU possui esta variável; e
- Variável gerenciada pelo Administrador do Sistema.
Fonte: Manual de Orientações Técnicas - CGU
1.1.7. Tipo de Processo - TCU
- Variável localizada na ABA 1 – Origem;
- Apenas a origem TCU possui esta variável;
- Variável gerenciada pelo Administrador do Sistema; e
- Seguem abaixo os valores que a variável "Tipo de Processo" pode assumir:
Fonte: Conecta - TCU
1.1.8. Unidade de Auditoria - CGU
- Valores assumidos – Áreas e unidades que compõem a CGU;
- Variável localizada na ABA 1 – Origem;
- Apenas a origem CGU possui esta variável; e
- Variável gerenciada pelo Administrador do Sistema.
1.2. Submódulo Acesso - Administrador SISCOD
Para manusear este submódulo, o administrador deve possuir um conhecimento profundo do sistema, a fim de evitar possíveis erros e garantir a eficiência do processo.
Esta funcionalidade permite ao administrador geral do sistema conceder acesso para um usuário que se torna um "Administrador Geral".
Para isso o administrador deverá acessar o Módulo – Administração – Acesso – Administrador - SISCOD.
- Somente outro "Administrador Geral" pode conceder este perfil.
- Para obter o novo perfil, o novo administrador já deve ter o perfil "Gestor Ministerial".
Figura 9 – Acesso - Administrador
Tela de gerenciamento de administradores do sistema
A lixeira servirá para excluir o usuário. O administrador deverá clicar em "Cadastrar +". Após o clique, irá abrir o layout correspondente.
Figura 10 – Acesso - Cadastrar administrador
Formulário de cadastro de novo administrador
No campo "Administrador" (laranja) selecione o usuário que será administrador geral e no campo "Ministério" (azul), as unidades que ele irá administrar. De forma geral, o administrador geral deve administrar todos os "Ministério".
Para editar as atribuições de determinado administrador geral clicar na edição (verde). Após o clique, será exibida a tela na qual será possível editar os "Ministério" gerenciados pelo administrador indicado no campo "Administrador".
Figura 11 – Acesso - Editar administrador
Tela de edição de administrador
1.3. Submódulo Acesso - Função Ministério
Para manusear este submódulo, o administrador deve possuir um conhecimento profundo do sistema, a fim de evitar possíveis erros e garantir a eficiência do processo.
Esta funcionalidade permite ao administrador geral cadastrar um novo ministério, ou seja, uma unidade interessada em utilizar o SISCOD, seja ela uma AECI ou uma secretaria singular/unidade vinculada a ela, que assumirá a função ministério.
Para isso o administrador deverá acessar o Módulo – Administração – Acesso – Função Ministério.
Figura 12 – Função Ministério
Tela de gerenciamento da Função Ministério
É importante ressaltar que secretarias singulares/unidades vinculadas a um ministério específico só podem utilizar o SISCOD se a AECI daquele ministério estiver utilizando-o.
Logo, estas unidades estão sempre associadas à AECI da Pasta. Isso porque a AECI é a unidade encarregada de gerir e administrar o sistema dentro do seu ministério.
Para cadastrar uma nova AECI bem como as secretarias singulares/unidades a ela vinculada, clique em "Cadastrar" e preencha o campo "Descrição" com o nome da unidade seguido do órgão ao qual ela pertence com a respectiva "Sigla" e depois salve.
Exemplo de cadastro de secretaria singular/unidade no sistema
Relação - Função Ministério e Perfil X Perfil
Após salvar, é fundamental definir os perfis que o "Gestor Ministerial" e o "Gestor Setorial" poderão visualizar e conceder aos usuários dentro de seus respectivos SISCOD, criados a partir da Função Ministério.
Desta forma, após clicar em "Salvar", o usuário será remetido para o submódulo "Perfil X Perfis" localizado no Módulo Administração – Acesso – Perfil x Perfis.
Figura 13 – Perfil X Perfis
Tela de configuração de perfis
Quando a Função Ministerial for criada para uma AECI:
- No campo "Perfil Concessor", selecione a opção "Gestor Ministerial". Isso fará com que já venha selecionado nos "Perfis Concedidos" os seguintes perfis: "Gestor Ministerial", "Cadastro – Geral", "Cadastro – Controle", "Monitoramento", "Executor" e "Consulta".
Quando a Função Ministerial for criada para uma secretaria singular/unidade:
- No campo "Perfil Concessor", selecione a opção "Gestor Setorial". Isso fará com que já venha selecionado nos "Perfis Concedidos" os seguintes perfis: "Gestor Setorial", "Cadastro – Básico" e "Monitoramento DE e DI". Após isso, salve a ação.
- Ainda para a mesma Função Ministerial, cadastre novamente a secretaria singular/unidade, mas agora com "Gestor Ministerial" como "Perfil Concessor". Em "Perfil Concedido", marque apenas o perfil "Gestor Setorial". Se houver outros perfis selecionados nesse campo, desmarque-os, mantendo exclusivamente o "Gestor Setorial".
O resultado do procedimento realizado nos números 1, 2 e 3, será conforme layout apresentado:
Figura 14 – Perfil X Perfis - Resultado
Resultado da configuração de perfis para AECI e secretarias
Deleção da Função Ministerial
Só é possível deletar uma Função Ministério caso não haja nenhum dado cadastrado, isto é, nenhum ID SISCOD gerado, nem mesmo valores de variável cadastrada para aquela nova unidade, sejam elas administradas pelo Administrador do sistema, Gestor ministerial e/ou Gestor Setorial.
Para realizar a deleção o administrador deverá entrar nesse novo sistema e deletar os indicadores que são criados automaticamente.
Edição dos dados
Esta função permite alterar o nome e a sigla da unidade de determinado órgão que utiliza o SISCOD. Além disso, permite "inativar" esta unidade. Para editar os dados de forma individual clique na coluna "Ações" sob o lápis.
A edição em massa permite a inativação de mais de uma unidade de forma simultânea, basta selecionar os registros associados às unidades e clicar em "Editar Selecionados".
Figura 15 – Função Ministério - Edição dos dados
Tela de edição de dados da função ministério
1.4. Submódulo Acesso - Perfil - Apenas para o Administrador Geral
Para manusear este submódulo, o administrador deve possuir um conhecimento profundo do sistema, a fim de evitar possíveis erros e garantir a eficiência do processo.
Esta funcionalidade permite ao administrador geral criar/editar/excluir um perfil.
Para isso o administrador deverá acessar o Módulo – Administração – Acesso – Perfis.
Figura 16 – Perfil
Tela de gerenciamento de perfis
Destaca-se que o SISCOD trabalha com responsabilidades que são dadas aos perfis (Cadastro, Monitoramento, Execução).
Dada as especificidades de cada AECI (estrutura organizacional e forma de gestão), é importante tornar essas funções dinâmicas para atender às necessidades de cada uma.
No entanto, para evitar a criação aleatória dessas funções, é essencial estabelecer uma governança adequada tanto no acesso quanto na criação de perfis.
Portanto, este submódulo Acesso – Perfis permite cadastrar (amarelo), editar (verde) e excluir (laranja) perfis.
Destaca-se que só é possível excluir determinado perfil, se ele não estiver vinculado a nenhuma Função Ministério, por meio do Perfil X Perfis.
Os perfis exibidos dentro da funcionalidade "Perfil" são dinâmicos e poderão ser adaptados de acordo com o fluxo adotado pelos Ministérios. Entretanto, eventuais mudanças deverão ser discutidas e avaliadas em conjunto com o Comitê de Governança do SISCOD.
1.5. Submódulo Acesso - Perfil x Perfis - Apenas para o Administrador Geral
Para manusear este submódulo, o administrador deve possuir um conhecimento profundo do sistema, a fim de evitar possíveis erros e garantir a eficiência do processo.
Esta funcionalidade permite ao administrador geral definir os perfis que o "Gestor Ministerial" e o "Gestor Setorial" poderão visualizar e conceder aos usuários dentro de seus respectivos SISCOD criados a partir da Função Ministério (Capítulo 1.3).
Isso ocorre, pois o sistema não diferencia AECI de secretaria singular/unidade, por isso esta relação entre Função Ministério e Perfil X Perfil tem que ser estabelecida. Se não for estabelecida não será possível dar acesso aos demais usuários. Para isso o administrador deverá após a criação da Função Ministério estabelecer esta relação, conforme descrito no capítulo 1.3.
A segregação dos perfis atende ao Decreto nº 3.591/2000, que atribui à AECI o apoio à CGU no acompanhamento das recomendações do Sistema de Controle Interno e do TCU. Assim, demandas relativas ao TCU, CGU, MP e CC devem ser registradas no sistema da AECI, enquanto as secretarias podem acompanhar essas demandas pelo SISCOD da AECI. Demandas classificadas como DE e DI podem ser registradas nos sistemas próprios das secretarias, como MF/STN e MPO/SOF.
Caso esta relação não seja feita assim que a Função Ministério for criada, o administrador deverá acessar a funcionalidade Perfil X Perfis, em Módulo – Administração, submódulo Acesso – Perfil X Perfis e clicar em "Cadastrar +".
Os procedimentos operacionais para cadastrar esta relação foram descritos no capítulo 1.3.
Figura 17 – Perfil X Perfis
Tela de gerenciamento de relação entre perfis
Este submódulo permite cadastrar, editar (verde) e excluir (azul) os perfis que os gestores ministeriais e setoriais irão visualizar dentro dos seus respectivos SISCOD.
Clicando no filtro (rosa), você poderá verificar quais AECIs e/ou secretarias singulares/unidades que já possuem essa relação Função Ministério X Perfis, selecionando os "Ministério/Unidade" (laranja).
- A coluna "perfil concessor" exibe os perfis responsáveis por conceder o acesso dentro de determinado "Ministério/Unidade".
- A coluna "perfil concedido" exibe os perfis que os perfis que estão no "perfil concessor" podem dar acesso para determinado "Ministério/Unidade".
Deleção dos dados
Caso a relação seja excluída para determinada AECI ou secretaria singular/unidade, será necessário cadastrar novamente os perfis que essa unidade deve abranger.
Edição dos dados
Esta função permite alterar para determinado "Ministério/Unidade" os perfis que estão no "Perfil Concedido" pelo o "Perfil Concessor".
1.6. Submódulo Gerenciar Link
Apenas o Administrador do Sistema tem acesso neste submódulo. Todos os links que são cadastrados neste local serão espelhados no Módulo "Ajuda".
Este submódulo permite ao administrador geral cadastrar, editar e gerenciar links úteis que serão disponibilizados para todos os usuários do sistema através do módulo Ajuda, centralizando assim recursos e documentação de apoio.
1 - Assessoria Especial de Controle Interno:
Exemplo de cadastro de AECI no sistema