Notícias
PREMIAÇÃO
Ministério da Fazenda celebra 10 anos do Prisma Fiscal com homenagens e defesa da transparência
O Ministério da Fazenda realizou, na sexta-feira (16/5), no escritório da pasta em São Paulo, o evento de comemoração dos 10 anos do Prisma Fiscal, iniciativa da Secretaria de Política Econômica (SPE) voltada à coleta de projeções de agentes do mercado financeiro para variáveis fiscais e macroeconômicas. A cerimônia contou com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que destacou a importância da transparência e da comunicação precisa para o enfrentamento dos desafios fiscais do país.
Durante a solenidade, foi realizada a “Premiação Prisma Fiscal – Especial 10 anos”, que homenageou servidores públicos e as dez instituições mais assíduas no envio de projeções ao longo da última década. O evento também apresentou novidades que visam aprimorar o desempenho do Sistema.
“O que me impressiona no Ministério da Fazenda é que, às vezes, você se depara com uma realidade que, por alguma razão que eu desconheço, não chega com a precisão devida a todos vocês, a todos que estão observando as variáveis macroeconômicas”, disse o ministro Fernando Haddad.
Ele ressaltou a ausência de reação do mercado a eventos de grande impacto fiscal, como a chamada “tese do século”, que retirou o ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins, com custo estimado em R$ 1 trilhão aos cofres públicos. “Eu fico perplexo de que a imprensa em geral não acompanha esse tipo de indicador, que é fundamental para a gente discutir trajetória de dívida”, completou.
À luz do sol
O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, também destacou que o fortalecimento do Prisma está diretamente relacionado à maior transparência na formulação da política econômica. “Garantir esse nível de transparência, trazer a Dirb (Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária) à luz do sol, trazer os temas que estão no Judiciário – e pouca gente vê – à luz do sol e debatê-los abertamente ajuda muito, a nós, que fazemos e pensamos política econômica, e a todo mundo que está aqui, que tem a difícil tarefa de projetar uma variável”, afirmou.
Mello lembrou que, apesar das projeções pessimistas do mercado em 2023, os resultados fiscais e de crescimento superaram as expectativas. “Quando eu olho agora, dois anos e meio depois, eu vejo que nós conseguimos entregar resultados, seja do ponto de vista do crescimento, seja do ponto de vista fiscal, melhores do que eram esperados. Talvez, não tão bons quanto todos nós gostaríamos, mas certamente muito superiores aos que eram projetados no início do governo”, avaliou.
O evento reuniu representantes de instituições do mercado financeiro, responsáveis por enviar as projeções ao Prisma, além de técnicos e gestores públicos ligados ao Ministério da Fazenda. Depois das apresentações iniciais, os representantes do Ministério responderam a perguntas feitas pelos agentes do mercado.
![16/05/2025 - [SPE] Prisma Fiscal 10 anos](https://live.staticflickr.com/65535/54524533045_8c06ab1978_c.jpg)