Notícias
DNIT participa da entrega da obra de restauro e adaptação do Complexo Ferroviário de Caxias, no Maranhão
Publicado em
14/03/2025 17h44
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinou na última quarta-feira (12) a cessão de uso da obra de restauro e adaptação da Estação Ferroviária de Caxias, no Maranhão, para o governo do estado. Em virtude do valor histórico do imóvel, inaugurado em 1895, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) passará a ser interveniente.
A obra do marco histórico e cultural do patrimônio tem o objetivo de preservar esse importante legado e revitalizar a economia do leste maranhense. O espaço conta com um novo armazém, incluindo cursos de aperfeiçoamento técnico, informática e artesanato, com áreas administrativas, sanitárias, café e recepção. Também foi construído um teatro com capacidade para 340 pessoas. O prédio da Estação será a nova sede do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC).
O investimento é de aproximadamente R$ 9,11 milhões, oriundos do Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Participaram da cerimônia o superintendente do DNIT no Maranhão, João Marcelo Santos; o presidente Nacional do Iphan, Leandro Grass; o diretor do Departamento de Projetos e de Políticas de Direitos Coletivos e Difusos da Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Vítor de lima Guimarães; e o prefeito do município de Caxias-MA, Gentil Neto.
Sobre a Estação Ferroviária - A Estação Ferroviária de Caxias foi inaugurada em 1895 se configurando como um importante centro de desenvolvimento econômico do leste maranhense. O conjunto arquitetônico compreende o final do século XIX e o início do XX. Em 2010, o complexo foi considerado pelo Iphan como parte do Patrimônio Cultural Brasileiro.