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DNIT encerra 1º Fórum de Planejamento 2025 em visita a superintendências estaduais
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) encerrou esta semana, de forma itinerante, o 1º Fórum de Planejamento 2025, iniciado em 07 de abril. Ao longo das últimas semanas, todos as superintendências estaduais da autarquia estiveram reunidas com as diretorias de Infraestrutura Rodoviária e de Planejamento e Pesquisa para definirem o escopo de atuação técnica para 2025.
A primeira rodada de reuniões aconteceu na sede do DNIT, em Brasília, entre os dias 8 e 17 de abril, quando 20 superintendências foram atendidas. A segunda rodada, itinerante, aconteceu na sede de cada unidade estadual. Entre os dias 22 de abril e 5 de maio, o diretor de Infraestrutura Rodoviária, Fábio Nunes, visitou seis superintendências para a realização do Fórum: Pernambuco, Bahia, Ceará, Pará, Maranhão e Minas Gerais.
"A ideia é, ao invés de estar apenas com o superintendente na sede, nós nos reunirmos com toda a equipe que atua nesses estados, para entender melhor o dia a dia de cada um, a realidade de cada região e, então, otimizarmos a aplicação de recursos dentro do nosso orçamento anual", diz Fábio.
Segundo o diretor, há a perspectiva de que todos os encontros do 1º Fórum de 2026 sejam realizadas no formato itinerante.
O Fórum
O Fórum de Planejamento do DNIT acontece anualmente e é dividido em três etapas. A primeira ocorre no primeiro semestre do ano, e é para definir ações. Neste mês de abril, então, as superintendências definiram o planejamento de todos os contratos e a distribuição orçamentária para o ano.
A ideia é que, em 2025, o DNIT aporte mais investimentos em obras de construção, agilizando o andamento dos empreendimentos e aumentando o volume de entregas à população.
Outra prioridade será a atenção dada às ações do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE), reforçando a segurança do tráfego em Obras de Arte Especiais (OAE) de todo o Brasil.
"Os encontros com as superintendências nos ajudam a alinhar metas e construir caminhos para aplicar nossos recursos de maneira mais inteligente, reforçando nosso compromisso com a infraestrutura de transportes do país", completa Fábio.
Além do diretor, acompanharam as agendas os coordenadores da Diretoria de Infraestrutura Rodoviária (DIR): Bráulio Borba, coordenador-geral de Manutenção e Restauração Rodoviária(CGMRR); Thiago Pitombeira, coordenador-geral de Construção Rodoviária (CGCONT); e Pedro Caixeta, coordenador-geral substituto de Operações Rodoviárias - (CGPERT).
Ainda em 2025, acontecem as outras duas etapas do Fórum: no meio do ano, o segundo encontro é para avaliar o andamento das ações; no fim do ano, a terceira etapa avalia o que foi concluído e o que precisará de ajustes para o ano seguinte.
As agendas são uma oportunidade para que o DNIT faça o planejamento de todos os contratos e a distribuição orçamentária para o ano. Durante as conversas, são debatidas a atualização dos projetos, a avaliação de ações, a análise de desempenho, o balanço orçamentário, a identificação dos pontos de atenção, além de projeções e decisões necessárias para o andamento das obras.


