Notícias
Cenipa divulga relatório sobre acidente que vitimou Eduardo Campos
Brasília, 19/01/16 - Relatório final da investigação do acidente aéreo que matou o ex-governador de Pernambuco e candidato à presidência da República Eduardo Campos e mais seis pessoas, em Santos, apontou falha humana somada às condições meteorológicas adversas entre os principais fatores que contribuíram para a queda. Os resultados do trabalho foram divulgados, nesta terça-feira (19), pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Após 17 meses de investigações, o Cenipa concluiu que podem ter contribuído para o acidente: o não cumprimento de normas de aproximação para o pouso, o cansaço do piloto e do copiloto, as condições meteorológicas adversas no momento do pouso e a possível desorientação espacial da tripulação.
O investigador encarregado, tenente-coronel Raul de Souza, divulgou as informações factuais e analíticas sobre a queda do avião em entrevista, que também contou com a presença do brigadeiro Dilton José Schuck, chefe do Cenipa, e do coronel Marcelo Marques de Azevedo, vice-chefe do Cenipa, além de outros representantes da comissão de investigação.
O brigadeiro Schuck ressaltou que o trabalho do Cenipa é voltado para prevenção e não possui a finalidade de culpar ou responsabilizar quaisquer pessoas ou instituições. O órgão é responsável por aperfeiçoar o sistema de aviação e prevenir novos acidentes aéreos.
A aeronave Cessna 560 XLS+, prefixo PR-AFA, decolou do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, no dia 13 de agosto de 2014, com destino à Base Aérea de Santos, no Guarujá, em São Paulo. Além de Eduardo Campos, o piloto Marcos Martins e o copiloto Geraldo Magela, estavam no avião o assessor Pedro Almeida Valadares Neto, o assessor de imprensa Carlos Augusto Ramos Leal Filho (Percol), Alexandre Severo Gomes e Silva (fotógrafo) e Marcelo de Oliveira Lyra (staff da campanha). O Relatório Final encontra-se disponível na página do Cenipa .
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071