Notícias
Aula inaugural e descerramento de placa marcam lançamento do Colégio Militar de São Paulo
São Paulo (SP), 04/02/2020 –
A chuva insistente que caiu sobre a capital paulista durante toda a segunda-feira (03), anuviou o tempo, mas não o entusiasmo de 82 pré-adolescentes que ingressaram no 6º ano do ensino fundamental. Com certeza, a data será inesquecível na vida desses estudantes, como na história do recém-criado Colégio Militar de São Paulo.
No seu primeiro dia de aula, os alunos contaram com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, que fez questão de prestigiar a data. Isto porque a garotada integra a primeira turma do Colégio Militar de São Paulo. Um pouco antes desse acontecimento, não muito longe dali, o mandatário da Nação, ao lado dos Comandantes das Forças Armadas, descerrou a placa da pedra fundamental das futuras instalações da nova unidade escolar.
A escola, 14ª unidade do sistema de ensino fundamental e médio das Forças Armadas brasileiras, será erguida em área da Aeronáutica, no Campo de Marte, no bairro Santana, zona norte da capital paulista. A previsão é de que em 2023 as obras estejam concluídas para abrigar os alunos.
Até lá, eles terão aulas no Solar dos Andradas. O conjunto arquitetônico secular já abriga o Centro de Preparação dos Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP). O prédio, que fica cerca de sete quilômetros do Campo de Marte, teve suas instalações reformadas para receber a turma de alunos.
Além dos Comandantes das Forças, ministros e autoridades militares e civis acompanharam o Presidente da República na solenidade. Após o descerramento da placa, o local que abrigará a unidade escolar foi abençoado pelo Bispo Dom Jorge Pierozan. Em seguida, foi lido o Decreto Canônico do Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, declarando São José de Anchieta padroeiro do Colégio Militar de São Paulo.
Ao lado da pedra fundamental, encontrava-se a maquete das instalações da escola, que foi conferida pelas autoridades presentes. O Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, e o Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf, assinaram o protocolo de intenções para a elaboração do projeto básico e executivo do novo colégio.
Em seu discurso, Bolsonaro relembrou que a construção da escola foi uma de suas promessas de campanha. Ele destacou a comprovada qualidade de ensino oferecida pelas escolas militares e reforçou que, com sua equipe, em especial o ministro da Educação, Abraham Weintraub, presente no evento, está trabalhando para melhorar o desempenho dos alunos brasileiros. “Quando o ensino é levado a sério podemos atingir o local que é destinado a nós”, pontuou.
Solar dos Andradas
Encerrada a cerimônia no Campo de Marte, o Presidente da República e sua comitiva descolocaram-se para o Solar dos Andradas, onde alunos ansiosos aguardavam sua chegada. Mais uma vez, a chuva parecia querer atrapalhar a comemoração, mas apenas obrigou a transferência da cerimônia, do pátio descoberto, para o auditório com cerca de 200 lugares. A improvisação não tirou a alegria e o entusiasmo dos alunos e familiares.
Do púlpito, Bolsonaro saudou os estudantes e destacou o papel dos pais de cada um por estarem ali. "Podem ter certeza de que os pais querem o bem de vocês, por isso se empenharam em colocá-los aqui". O Presidente recomendou aos estudantes a estudarem e tirarem boas notas.
O Colégio Militar vai funcionar provisoriamente no Solar, que já abriga o CPOR/SP, até a conclusão das obras no Campo de Marte. As aulas iniciam com o 6º ano. Uma nova turma será aberta a cada ano, até que, em 2023, seja iniciada a oferta para o Ensino Médio.
Por Margareth Lourenço com informações do CMSE
Fotos: Igor Soares/MD
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071