Notícias
Emcfa celebra 15 anos de interoperabilidade entre as Forças Armadas
Brasília (DF), 25/11/2025 - Jovem na idade, mas gigante em sua missão de planejar e coordenar o emprego conjunto das Forças Armadas na defesa do país. Foi com esse espírito de compromisso, que o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (Emcfa), “braço militar” do Ministério da Defesa, celebrou 15 anos de sua criação, no Clube Naval de Brasília (DF), nesta terça-feira (25).
Em comemoração à data, foram apresentadas as principais atuações do órgão ao longo de sua trajetória, em operações e exercícios conjuntos e ações subsidiárias com o emprego das Forças Armadas. A cerimônia teve como ponto focal o lema do Estado-Maior: “Consolidando a Interoperabilidade entre as Forças Armadas”.
O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, elogiou a atuação do Emcfa neste ano, em especial a condução da Operação Atlas, realizada na Amazônia, em todas as suas etapas, desde o planejamento e deslocamento logístico à execução do exercício no terreno.
“A magnitude dessa operação militar evidencia a plena capacidade da Defesa e das Forças Armadas em atuar na plenitude do território nacional, mesmo nas regiões de mais difícil alcance e nos terrenos mais desafiadores. Vencemos importante etapa na interoperabilidade entre as Forças e mostramos que o Brasil é um valoroso ator no cenário militar global”, afirmou.
O Chefe do Emcfa, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, destacou a importância da atuação do órgão nas operações Acolhida, Catrimani, Marajoara e exercícios conjuntos, nas missões de paz e em ações humanitárias e no apoio à sociedade, com as Ações Cívicos-Sociais (Acisos).
“Mais do que uma estrutura institucional de planejamento e de assessoramento, o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas simboliza o entendimento de que a capacidade de defesa de um país, além da excelência individual de suas Forças Singulares, também é refletida pela habilidade de atuarem de forma coesa, cooperativa e sincronizada em prol dos interesses do Brasil”, destacou o Chefe do Emcfa.
Durante a solenidade, foram homenageadas 79 personalidades civis e militares. Destas, 61 receberam a Medalha Mérito Emcfa, incluindo o Chefe do Estado-Maior da Defesa do Uruguai, General do Ar Rodolfo Daniel Pereyra Martínez; e 18 foram agraciados com a Medalha do Serviço Militar. Além disso, seis organizações militares também foram condecoradas. As honrarias reconhecem relevantes serviços prestados ao órgão.
Missão conjunta, resultados reais
Sob a coordenação do Emcfa, o ano 2025 foi marcado por exercícios, operações e avanços nos projetos estratégicos para a Defesa Nacional. Entre as principais ações, destacam-se a Operação Atlas, a Operação Ágata Conjunta Amazônia e a ativação do Comando Conjunto Redentor, no Rio de Janeiro, para garantir a segurança das autoridades por ocasião da cúpula do Brics.
Além disso, o órgão conduziu Programas e Projetos Estratégicos, como o Sistema de Comando e Controle de Defesa, o projeto de Helicópteros de Médio Porte (H-XBR) e os Helicópteros Leves (TH-X), reforçando a capacidade operacional integrada da Marinha, do Exército e da Força Aérea.
Os resultados são fruto do trabalho das quatro chefias subordinadas ao Emcfa: Chefia de Logística e Mobilização (Chelog); Chefia de Educação e Cultura (Chec); Chefia de Assuntos Estratégicos (CAE) e; Chefia de Operações Conjuntas (Choc).
Participaram do evento: o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; a Secretária-Geral do Ministério da Defesa, Cinara Wagner Fredo; o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Arthur Fernando Bettega Corrêa; o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo; o Chefe de Logística e Mobilização, General de Exército Marcelo Arantes Guedon; o Chefe de Educação e Cultura, Almirante de Esquadra Guilherme da Silva Costa; o Chefe de Assuntos Estratégicos, Almirante de Esquadra Paulo César Bittencourt Ferreira; o Chefe de Operações Conjuntas, Tenente-Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa; o Ex-Cemcfa Almirante de Esquadra RM1 Ademir Sobrinho; os Secretários entre outras autoridades militares e civis.
Medalha Mérito Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas - Instituída pelo Decreto nº8.554/2015, destina-se a agraciar militares e civis, brasileiros ou estrangeiros, organizações militares e instituições civis nacionais que tenham prestado serviços relevantes ao Emcfa.
Medalha do Serviço Militar - Criada pelo Decreto n° 10.981/2022, destina-se a agraciar os militares das Forças Armadas, da ativa ou na inatividade, civis nacionais, militares e civis estrangeiros, policiais e bombeiros militares, organizações militares e instituições civis nacionais que tenham prestado notáveis contribuições ao serviço militar; ou apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de sua missão constitucional.
Confira o vídeo institucional em celebração ao 15º aniversário do Emcfa.
Por Helena L’acosta e Rafael Paixão
Fotos: Erico Alves e Hisaac Gomes
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 2023-5321




