Notícias
4º Simpósio do Projeto Soldado Cidadão acontece em Porto Alegre - RS
Publicado em
17/09/2025 15h47
Atualizado em
17/09/2025 16h02
Entre os dias 16 e 18 de setembro, ocorre em Porto Alegre, sede do Comando Militar do Sul, o 4º Simpósio Projeto Soldado Cidadão. A atividade é coordenada pelo Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro (COTER) e ocorre na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). O projeto capacita profissionalmente militares, especialmente os soldados e cabos que prestam o serviço militar. E busca auxiliar na inserção ao mercado de trabalho, em todos os estados do país.
A atividade reúne participantes de 20 estados. Entre eles estão: coordenadores militares do programa em outros estados e representantes de entidades educacionais parceiras como: o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/ SENAT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Instituições que viabilizam os cursos de capacitação nas áreas da indústria, prestação de serviços e comércio, transporte, além da área rural.
O Assessor Especial do Departamento de Projetos Sociais do Ministério da Defesa, General de Brigada Carlos Vinicius Teixeira de Vasconcelos, pontuou que as capacitações são oferecidas com foco em atender às demandas locais de cada região e que, nos últimos anos, também passaram a ser oferecidas oportunidades de emprego por meio de parceria com órgãos e instituições. Segundo o general, “o próximo passo é ampliar a área de empreendedorismo, pois percebemos que alguns soldados não têm interesse em buscar uma capacitação, mas sim em empreender, saber sobre como obter linhas de crédito, regularizar um negócio familiar e é nisso que estamos pensando”, salientou.
O Projeto Soldado Cidadão é uma iniciativa do Ministério da Defesa em parceria com as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e, há 21 anos, tem como objetivo qualificar os jovens que prestam o serviço militar obrigatório ou temporário, oferecendo cursos profissionalizantes e módulos de cidadania, empreendedorismo e sustentabilidade.
No Exército, é operacionalizado pelo COTER.
No âmbito do Comando Militar do Sul, só em 2025, cerca de 4,3 mil militares realizaram cursos de capacitação no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.



