Notícias
Operação Pé Vermelho registra mais de 45 mil participações em oficinas no Norte do Paraná
Cerimônia de encerramento
No dia 6 de fevereiro de 2026, foi realizada, na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Apucarana, a cerimônia de encerramento da Operação Pé Vermelho, 99ª edição do Projeto Rondon.
Coordenada pelo Ministério da Defesa, a Operação contou com o apoio do Governo do Estado do Paraná, das prefeituras locais, da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (AMUVI) e com o apoio logístico do Exército Brasileiro.
Entre os dias 24 de janeiro e 5 de fevereiro, 250 Rondonistas entre universitários e professores, de 25 Instituições de Ensino Superior de nove estados realizaram 1.561 oficinas práticas em 12 municípios da região: Araruna, Barbosa Ferraz, Bom Sucesso, Godoy Moreira, Grandes Rios, Iretama, Jardim Alegre, Lidianópolis, Luiziana, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí e Santa Fé.
As ações contemplaram áreas como educação, saúde, comunicação, tecnologia, meio ambiente, trabalho, cultura, direitos humanos e justiça.
Ao todo, foram registradas 45.473 participações nas oficinas, além da emissão de 18.690 certificados e da formação de 10.494 multiplicadores de conhecimento, fortalecendo a autonomia e a continuidade das ações nos municípios atendidos.
Para o Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais (Sepesd) do Ministério da Defesa, Idervânio da Silva Costa, o balanço positivo das atividades confirma a relevância da iniciativa. “O Projeto Rondon é cidadania. A gente une o conhecimento universitário com o conhecimento da vida real para transformar histórias. A cada momento, a cada férias, a gente visita uma região do Brasil, onde podemos atender às demandas da população mais carente”, explicou o secretário.
Para a Rondonista Kelly, a experiência representou propósito e realização:
“Saber que pude ajudar pessoas com o conhecimento que ganhei na universidade foi, pra mim, missão cumprida.”
Já a Rondonista Agnes destacou o acolhimento da população e o impacto social da iniciativa:
“A comunidade realmente abraçou o projeto. Fomos muito acolhidos e a reciprocidade foi incrível.”
E completou:
“Levar conhecimento universitário a comunidades que muitas vezes não têm acesso a essa informação é o verdadeiro sentido de cidadania.”
Antecedendo a cerimônia de encerramento, no dia 5 de fevereiro, ocorreu no 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIMec), em Apucarana (PR), a Formatura de Apronto Operacional, com demonstração dos blindados Guarani, de fabricação nacional, equipados com modernos sistemas do Exército Brasileiro.
Na ocasião, a equipe do Projeto Rondon recebeu a visita da Doutora Cinara Wagner Fredo, Secretária-Geral do Ministério da Defesa; do General de Exército Luís Cláudio de Mattos Basto, Comandante Militar do Sul; do Doutor Idervânio da Silva Costa, Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do Ministério da Defesa; além de outras autoridades federais, estaduais e municipais.
Criado em 1967 com o propósito de aproximar a juventude universitária da realidade brasileira e contribuir para o desenvolvimento nacional, o Projeto Rondon foi relançado em 2004, sob coordenação do Ministério da Defesa, mantendo-se ativo de forma ininterrupta. Ao longo de sua trajetória, com mais de 26 mil rondonistas participantes, já beneficiou mais de 2 milhões de pessoas em 1.404 municípios brasileiros, fortalecendo a cidadania e contribuindo para a redução das desigualdades regionais.
Por Coordenação de Comunicação Social do Departamento de Projetos Sociais
Fotos: Jairo Silva dos Santos - Rossi Comunicação, Acervo Projeto Rondon e Gabriel Barbosa - Rossi Comunicação/ Fonte: Sepesd
