Notícias
Defesa coordena a Operação Amazonas do Projeto Rondon
Palestra e abertura
O Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal coordenada pelo Ministério da Defesa que, em parceria com governos estaduais, municipais e Instituições de Ensino Superior (IES), promove o desenvolvimento da cidadania, com foco na inclusão social, na redução de desigualdades regionais e no fortalecimento da soberania nacional.
No período de 8 a 27 de julho, o estado do Amazonas está recebendo mais uma operação do Projeto Rondon. Nesta edição, 262 Rondonistas, entre professores e estudantes de 25 IES, de 9 Unidades da Federação, fazem chegar seus conhecimentos e habilidades a 12 municípios do interior do Estado, bem como para a população ribeirinha das calhas dos rios Solimões, Negro e Purus, com a expectativa de beneficiar 30 mil amazonenses.
Os Rondonistas chegaram à capital do Estado, Manaus, no dia 8 de julho, com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave KC-30 decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ).
Acolhidos e hospedados no 1º Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel (1º BIS AMV) os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Comando Militar da Amazônia (CMA), o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), assistido palestras e participado de outras atividades preparatórias para o início dos trabalhos nos municípios.
No dia 12, deu-se início aos deslocamentos para os 12 municípios contemplados. Destaca-se a presença de uma equipe a bordo do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Soares de Meirelles da Marinha do Brasil (MB), que prestará assistência a 15 comunidades na calha do rio Purus.
Cerimônia de Abertura
A Cerimônia de Abertura da Operação Amazonas foi realizada na sexta-feira (11), data em que se celebra o Dia do Rondonista e contou com a presença da Secretária-Geral do Ministério da Defesa (MD), Senhora Cinara Wagner Fredo; do Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves; do Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante João Alberto de Araujo Lampert; do Comandante do VII Comando Aéreo Regional da Força Aérea Brasileira, Major-Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro; do representante do Governo do Amazonas, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado do Amazonas, Coronel Marcos Klinger dos Santos Paiva; entre outras autoridades civis e militares.Durante seu discurso, a Secretária-Geral convidou os presentes para relembrarem o dia de 11 de julho 1967, quando aconteceu a primeira Operação do Projeto. “Essa missão levava mais do que conhecimento técnico, levava a coragem de quem acredita no Brasil profundo, na força, na motivação e no poder do encontro entre o saber acadêmico e a realidade social em comunidades distantes. Esses estudantes prestaram atendimentos, ouviram histórias e de lá voltaram com a certeza de que é possível construir pontes onde, muitas vezes, só há a distância”, declarou a senhora Cinara. Ela relembrou, também, o legado histórico do Macheral Rondon “defensor incansável da integração nacional”. Para finalizar a solenidade, a Secretária-Geral convidou o General Costa Neves, o Almirante Lampert e o Brigadeiro Ramiro, para juntos, declararem aberta a Operação Amazonas. Projeto Rondon - Esta é a terceira operação realizada em 2025. As duas primeiras ocorreram em janeiro, em 24 municípios do Sul de Minas, com a realização de 1.829 oficinas e aproximadamente 65.400 pessoas beneficiadas. Desde 2005, o Projeto Rondon já realizou 97 operações, impactando mais de dois milhões de brasileiros em todas as regiões do país.