Notícias
Comitiva do Projeto Rondon inicia fase de reconhecimento para a Operação 100
Entre os dias 22 e 27 de setembro, a equipe do Departamento de Projetos Sociais do Ministério da Defesa cumpre agenda em Marabá, Belém e a Ilha de Marajó, promovendo reuniões com representantes das Instituições de Ensino Superior (IES) e gestores públicos municipais. Os encontros apresentam o histórico, a metodologia e os objetivos do Projeto Rondon. Além disso, visa incentivar a adesão das universidades e faculdades ao processo seletivo, que será lançado em breve.
Paralelamente, outra frente de trabalho percorre os municípios pré-selecionados para receber a Operação, avaliando condições locais, fortalecendo o diálogo com gestores públicos e parcerias com o governo do estado do Pará.
A Operação 100 será um marco na trajetória do Projeto Rondon, reunindo cerca de 250 Rondonistas, professores e estudantes de todo o país, em municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). As ações contemplam áreas como cultura, direitos humanos, educação, saúde, meio ambiente, comunicação, trabalho e tecnologia, sempre com foco em soluções sustentáveis, inclusão social e fortalecimento da cidadania.
A comitiva esteve presente nos municípios de Bom Jesus do Tocantins, Nova Ipixuna, Jacundá, Rondon do Pará, São Geraldo do Araguaia, Piçarra, Curionópolis, Parauapebas, Goianésia do Pará, Novo Repartimento além da Base Naval Val de Cães, em Belém. Para demonstrar como a agenda de reuniões no Pará representa uma oportunidade única de aproximar o Projeto Rondon de novos parceiros e ampliar a rede de colaboração em prol da transformação social e da integração nacional.


