Transparência Pública
De forma geral, pode-se entender a transparência pública como a atuação da Administração Pública no sentido de “prestar contas” à sociedade sobre sua gestão administrativa, em linguagem clara e acessível, dando acesso às informações e aos dados de interesse coletivo ou geral que produz ou custodia.
É decorrência do direito de acesso a informações de interesse particular, coletivo ou geral, assegurado na Constituição Federal (CF), como preveem o art. 5º, incisos X e XXXIII; o art. 37, §3º, inciso II e o art. 2016, §2º.
Além da CF, a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação – LAI), regulamenta o direito de acesso à informação, juntamente com o Decreto nº 7.724, de 16 de maio de 2012. Há outras normas que estão relacionadas ao tema transparência pública, como a Lei nº 12.813, de 16 de maio de 2013; a Manifestação nº 2/2015, do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção (CTPCC); o Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017, dentre outras.
Segundo a Lei de Acesso à Informação (LAI), a transparência pública pode ser ativa ou passiva:
| Transparência Ativa | Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) - Transparência Passiva |
| Se dá quando a Administração Pública divulga informações proativamente, mostrando-se atuante em disponibilizar ao cidadão, de modo claro informações de interesse coletivo ou geral. | Se dá quando o cidadão solicita acesso a informação específica aos órgãos e entidades públicas, por meio de um pedido de acesso à informação, encaminhado, por meio do Portal Fala.Br, para o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC). |
Transparência Ativa no MD
Disponibiliza informações gerais sobre o Ministério da Defesa, como: áreas de atuação; composição; estrutura; competências; dirigentes; ações e programas; auditorias; receitas e despesas; licitações e contratos; dados abertos; perguntas frequentes; etc. Link: https:// www.gov.br/defesa/pt-br/acesso-a-informacao.
Portal de Dados Abertos
Divulga informações do MD, em meio digital e em formato sem restrições ou controles exclusivos, a fim de que possam ser utilizadas pela sociedade (Portal de Dados Abertos: https://dados.gov.br/home, e na página eletrônica do MD: https://www.gov.br/defesa/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos;
Serviços ao Usuário do MD Portal de Serviços (Gov.br)
Disponibiliza informações sobre os serviços prestados pelo Ministério da Defesa, as formas de acesso a esses serviços e os respectivos compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público, gerando, inclusive a Carta de Serviços ao Usuário do MD, link: https://www.gov.br/pt-br/orgaos/ministerio-da-defesa.
Principais Ações 2025 - Transparência Ativa
Revisão do inventário de dados constante na 5ª edição do Plano de Dados Abertos
Portal Gov.br/MD
Ações:
I) Monitoramento das informações e dos conteúdos publicados em transparência ativa, à luz da Lei nº 12.527, de 2011 – Lei de Acesso à Informação (LAI), de seus regulamentos, do Guia de Transparência da Controladoria-Geral da União (CGU), da Instrução Normativa TCU 84/2020 (Alíneas “a” a “j”do artigo 8°.incisos II, III e IV, e Art. 9º inciso) e Decisão Normativa TCU 198/2022 (Artigos 6º e 7º); e
II) Mensuração do nível de manutenção/atualização dos itens disponibilizados em transparência ativa da pasta “Acesso à Informação” da página eletrônica do Ministério da Defesa (ACMD), link: https://www.gov.br/defesa/pt-br/acesso-a-informacao), por meio da utilização de indicador, objetivando-se manter índice ≥ 85% de itens publicados e atualizados (cumpridos).
Tutorial de Bases de Dados Abertos do MD – Ação: Revisão e publicação de versão eletrônica do tutorial para edição e publicação de conteúdo relativo às bases de dados abertos do Ministério no Portal Brasileiro de Dados Abertos.
Portal de Serviços Gov.br – Ação: Alimentação, atualização e monitoramento sistemático de informações do Ministério da Defesa no portal.
Carta de Serviços ao Usuário do MD – Ação: Atualização do conteúdo publicado.
Portal Brasileiro de Dados Abertos
Ações:
Principais Ações 2025 - SIC
Os SIC’s receberam no total 451 (quatrocentos e cinquenta e um) pedidos de acesso à informação, no período entre 01/01 e 21/10/2025, o prazo médio de respostas foi de 11 dias. Quanto aos recursos, foram interpostos um total de 112 (cento e doze), sendo 47 (quarenta e sete) de 1ª instância; 29 (vinte e nove) de 2ª instância; 24 (vinte e quatro) de 3ª instância e 12 (doze) de 4ª instância.