PÃTEANI HUNI KUIN
MARIA LAÍZA SALES
A videoteca COMPOSTO ESCOLA partilha nesta edição da Revista Pihhy um mergulho profundo nas escolas vivas do Território Indígena Huni Kuĩ do Rio Jordão, no Acre.
Huni Kuĩ
Agora com a mestra Maria Laíza Sales Huni Kuin, da Aldeia Nova Empresa. Mestra dos saberes relacionados ao grafismo Huni Kuĩ e à tecelagem.
USHE NIA BENE
Maria Laíza é uma professora de outras meninas e mulheres em sua comunidade, onde gesta e mantém uma escola dos ofícios tradicionais, a USHE NIA BENE, que significa Escola Lua Nova.
Vive na Aldeia Nova Empresa, aprendendo e ensinando. Já participou de uma série de projetos e publicações sobre a cultura Huni Kuĩ.
Entre tramas e trançados, a mestra nos conta como aprendeu e como ensina novas gerações os ensinamentos das escolas vivas da floresta, especialmente de saberes e fazeres ligados às artes de seu povo.
Tramas e Trançados
Na ocasião, a mestra estava desenvolvendo materiais didáticos com professores da terra indígena sobre a tecelagem e o txere beru, a partir de uma parceria entre os projetos “Escolas Vivas: pedagogias territorializadas e materiais didáticos diferenciados para promoção da interculturalidade como política de educação pública” (PRO-HUMANIDADES/UFBA/CNPq) com o Ação Saberes Indígenas da Escola (ASIE/FNDE/MEC), a partir do Unã Baina: Rede de Apoio a Educadores Indígenas (CNPq) e do IFAC.
COMPOSTO ESCOLA
A videoteca COMPOSTO ESCOLA compõe também os resultados do projeto “Edições Cosmográficas: criação de materiais didáticos interculturais” (Universal/CNPq/No10/2023), e a Revista Pihhy vem sendo um dos lugares de acolhida institucional para seu abrigo e publicização em forma de cadernos educativos para livre acesso deste material didático.
FICHA TÉCNICA
Mestra: Pãteani Huni Kuin Maria Laíza Sales
Videoteca: COMPOSTO ESCOLA
Coordenação: Cacá Fonseca
Concepção: Laura Castro e Cacá Fonseca
Gravação: Cecília Vilhena Monteiro, Prince Áddamo e Laura Castro
Entrevista: Prince Áddamo e Laura Castro
Edição e Finalização: Filipe Britto
Tradução: Marília Librandi e Tyr Peret
Vinheta: Eris Beatriz
Identidade Visual: Tiago Ribeiro