Concebida pela SAV em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a Plataforma Tela Brasil é uma iniciativa pública que oferecerá gratuitamente à população conteúdos audiovisuais brasileiros de curtas, médias, e longas-metragens, além de obras seriadas. Como um serviço de Vídeo por Demanda gratuito (streaming público), sua assinatura é gratuita e o cadastro será vinculado ao gov.br, assegurando a convergência com outras políticas públicas digitais do Governo Federal e ampliando o acesso da população aos serviços públicos.
A proposta constrói uma trajetória virtuosa de valorização do audiovisual nacional, ao mesmo tempo, em que reafirma a cidadania cultural, mobiliza a expressão simbólica da população e potencializa o mercado audiovisual por meio da formação de público e da geração de demanda.
Além de atender ao público em geral, a Plataforma Tela Brasil tem como públicos-alvo prioritários as escolas de educação básica, sendo uma das principais ferramentas para cumprimento a Lei 13.006/2014, que determina a exibição de filmes nacionais no ambiente escolar. Também contempla espaços não comerciais de exibição, como cineclubes, Pontos e Pontões de Cultura, bibliotecas públicas, centros de difusão cultural, de leitura e de memória, além dos CEUs.
Entre os compromissos da Plataforma, destacam-se a representação da pluralidade das identidades de gênero, cultural e étnico-racial; a promoção da diversidade regional brasileira; a preservação da memória audiovisual; e a oferta de obras com relevância educacional, formativas e de impacto social.
A construção do catálogo está em andamento, com o levantamento e preparação de acervos do próprios do Ministério da Cultura e instituições parceiras (Cinemateca Brasileira, CTAv, Funarte e Fundação Cultural Palmares), filmes brasileiro indicados ao Oscar, além do edital de licenciamento, totalizando um catálogo com aproximadamente 555 obras, com investimento de R$ 4,4 milhões.
O Portal Tela Brasil é um espaço digital voltado à promoção, articulação e organização de dados sobre o setor audiovisual, tendo como objetivo a valorização do audiovisual brasileiro através da democratização da informação, da história institucional e da equidade ao acesso para a sociedade brasileira.
Além de organizar dados e revelar a cronologia do audiovisual nacional, o Portal fará a agregação de sites de empresas, instituições públicas e privadas que aderirem e autorizarem a publicar seus endereços, os quais serão organizados por segmentos, tais como Plataformas Brasileiras, Programação de Cinema, Cinema e Educação, Preservação, Pensamento Crítico, Jogos Brasileiros e Internacionalização. Até o momento, já foram firmados 16 termos de adesão com agentes audiovisuais que integrarão o portal, fortalecendo uma base de informações públicas e colaborativas sobre a produção, circulação e exibição de obras no Brasil.