Notícias
Conhecimento Brasil: resultado final da chamada de Atração e Fixação de Talentos será publicado no dia 03/06
- Foto: Imagem de Freepik
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informa que o resultado final da chamada de Atração e Fixação de Talentos do programa Conhecimento Brasil será divulgado no dia 03 de junho (terça-feira).
O adiamento ocorreu em razão de atraso no processamento dos dados relacionados à avaliação e contratação dos projetos. O CNPq lamenta eventuais transtornos.
Sobre o Conhecimento Brasil
Executado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Programa de Repatriação de Talentos - Conhecimento Brasil, é uma das 10 ações prioritárias definidas em 2023 pelo conselho do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e fazem parte da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) para o período de 2023 a 2030.
Lançado em julho do ano passado, o Conhecimento Brasil se divide em duas chamadas.
A primeira, Atração e Fixação de Talentos, tem estimativa de investimento anual de aproximadamente R$165 milhões, ao longo de 5 anos. Ela é voltada a projetos de pesquisadores brasileiros que residam no exterior e queiram voltar a desenvolver pesquisas no país.
A Linha 1 da chamada foi destinada a projetos submetidos por doutores que pretendam desenvolver iniciativas em Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) e Instituições de Ensino Superior Públicas ou Privadas ou empresas públicas e privadas de Ciência e Tecnologia.
Já a Linha 2 foi destinada a projetos submetidos por representantes de empresas públicas ou privadas para contratação de mestres ou doutores para desenvolvimento de projetos de desenvolvimento científico ou tecnológico.
A segunda, Apoio a Projetos em Rede com Pesquisadores Brasileiros no Exterior, tem estimativa de investimento em R$ 230 milhões, em dois anos. Ela é voltada a apoiar a execução de projetos em instituições de ensino superior públicas ou privadas, institutos de ciência e tecnologia e empresas que desenvolvam pesquisas, sempre localizados no Brasil, em cooperação com brasileiros atuando em congêneres estrangeiras. Essa chamada já teve seu resultado final divulgado em dezembro do ano passado.