Notícias
Mais famílias terão novas moradias em Fortaleza
Créditos: Bianca Moura / MCid.
Fortaleza (CE) - O Ministério das Cidades assinou, nesta terça-feira (13), contratos para a construção de novas moradias na capital cearense, Fortaleza. Quase 900 famílias vão conquistar, em breve, o sonho da casa própria. Como o auxiliar administrativo Carísson Mendonça e a auxiliar de produção Daiane Alves Vieira (que aparecem na foto). “É um alívio muito grande, é um passo muito grande, a gente tá muito feliz”, disse Daiane.
A ideia de fugir do aluguel era antiga para eles, e se tornou real graças aos descontos e taxas menores garantidos pelo Minha Casa, Minha Vida. “Estávamos pesquisando já faz tempo. A proposta apresentada foi a mais acessível, coube direitinho no bolso”, afirmou Carísson.
O casal vai morar no Residencial Vitória Senna, que será composto por 110 apartamentos. O empreendimento será construído por meio da modalidade Cidades, do Minha Casa, Minha Vida.
O programa habitacional do governo federal também vai apoiar a construção do Residencial Luiz Gonzaga II, em Fortaleza. São 538 moradias, viabilizadas por meio da modalidade Entidades do Minha Casa, Minha Vida.
Destas, 288 serão repassadas para integrantes do Centro de Estudos Articulação e Referência sobre Assentamentos Humanos (CEARAH) Periferia; 200 para a Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza; e 50 para a Sociedade Comunitária de Habitação Popular Unidos do Curió.
O secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo, participou das cerimônias de assinatura, que tiveram a presença do governador do Estado, Elmano de Freitas, e do prefeito da capital, Evandro Leitão, além de representantes da Caixa Econômica Federal e autoridades locais.
“A gente está vivendo aqui no Ceará um momento muito especial, num alinhamento com o Governo do Estado e com a Prefeitura. A perspectiva é conseguir fazer uma quantidade muito boa de casas aqui na cidade, no Estado e esse investimento reflete essa parceria nossa”, disse Augusto Rabelo.
Visitas técnicas
Ainda na ocasião, o secretário Nacional de Habitação visitou, com o prefeito Nezinho Farias, o canteiro de obra do empreendimento João Severo da Silva, no município de Horizonte, com 32 casas, viabilizadas por meio do FAR.
Cada unidade tem 60 metros, quatro metros a mais que os imóveis convencionais do programa. O modelo de construção de concreto tornou a obra mais rápida - de 12 para seis meses. A expectativa é que esse Residencial seja entregue nas próximas semanas.
Já em Pacajus, o Residencial Santa Rita de Cássia II contabiliza 150 casas pelo FAR, que devem ser finalizadas nos próximos seis meses. O prefeito de Pacajus, José Edilson de Carvalho, acompanhou a vistoria. O sistema de painel pré-moldado de alvenaria armada, que promove mais organização, economia e rapidez na execução.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br


