Notícias
Prevenção de desastres deve ser prioridade no Brasil
Encontro dos Prefeitos e Prefeitas, Brasília (DF). Crédito: Marcelo Cámara/Ministério das Cidades.
O ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou nesta quarta-feira (12/02) que as ações de prevenção e mitigação de desastres devem ser tratadas como prioridade pelos governos municipais, estaduais e federal. Ele participou do Encontro de Prefeitos e Prefeitas, organizado pelo Governo Federal para aproximar os novos gestores dos programas e políticas públicas da União. Durante o evento, ao lado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, Jader Filho integrou o painel "Federalismo Climático: Acelerando a adaptação dos municípios por meio da iniciativa AdaptaCidades e do Programa Cidades Verdes Resilientes"
"Se não houver planejamento para a prevenção no orçamento público, gastaremos muito e sem efetividade. A prevenção deve ser a prioridade no Brasil para que possamos agir com rapidez", destacou o ministro.
O Ministério das Cidades está investindo na preparação dos municípios para enfrentar as mudanças climáticas e reduzir seus impactos na vida dos cidadãos. São mais de R$ 17 bilhões do Novo PAC destinados a obras de drenagem e contenção de encostas, além do financiamento de 200 planos municipais de risco. "A solução para o nosso planeta será o equilíbrio. Vamos promover o desenvolvimento, mas também cuidar do meio ambiente. Precisamos preparar as cidades", afirmou o ministro.
Além dos recursos já disponíveis, o governo anunciará, ainda nesta tarde, novos investimentos em infraestrutura urbana dentro da seleção do Novo PAC, incluindo financiamento para drenagem urbana e contenção de encostas.
Impactos
Segundo o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, 94% das cidades brasileiras reconhecem enfrentar riscos climáticos significativos em seus territórios.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br
