Notícias
Simões Filho (BA) terá apoio para projeto de prevenção de risco
Crédito: Divulgação
Simões Filho, na Bahia (BA), está entre os seis municípios brasileiros que vão se tornar laboratórios práticos de ações à prevenção de riscos de desastres e desenvolvimento urbano sustentável.
A cidade baiana faz parte da segunda fase do projeto Desenvolvimento Urbano Integrado com enfoque na Redução de Riscos de Desastres Geo-hidrológicos . A iniciativa é coordenada pelo Ministério das Cidades, que oferece mentoria para os projetos pilotos no local da intervenção, em parceria com a Fundação Fiocruz.
Simões Filho, por meio da Secretaria de Compras Públicas e Planejamento e Secretaria de Habitação, foca no enfretamento de áreas vulneráveis por meio da combinação entre requalificação urbana e regularização fundiária. A iniciativa busca romper ciclos históricos de inundações e riscos à saúde pública, aliando melhorias habitacionais, desenho urbano e atuação integrada das secretarias municipais. O município está finalizando um aplicativo próprio para agilizar o envio de alertas de risco e receber chamados da população, visando uma resposta mais rápida em eventos climáticos extremos.
O secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Tomé Junior, destacou a importância do projeto. “É por meio de projetos como esse que conseguimos transformar o planejamento urbano em uma ferramenta concreta e preparar as cidades para os desafios que estão por vir”, afirmou.
Além dos municípios mineiros, foram selecionados Nova Friburgo (RJ); Paraíba do Sul (RJ); Petrópolis (RJ); Belo Horizonte (MG) e Nova Lima (MG). As ações começam em março. Uma oficina presencial voltada ao ajuste do manual à realidade de cada território será realizada em maio.
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br