Notícias
De mãos dadas pela prevenção de desastres: Pernambuco mobiliza rede educacional e comunidades para adaptação climática
Recife (PE) – Pernambuco recebeu o primeiro ciclo de formação em educação para a redução de riscos de desastres em cidades e territórios vulneráveis na 9ª Campanha Nacional #AprenderParaPrevenir: Cidades sem Risco, realizada pela Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades, em parceria com o Cemaden Educação, do Ministério da Ciência e Tecnologia, e Ministério da Educação.
Agora, são cerca de 500 agentes multiplicadores nas cidades de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, e demais municípios da Região Metropolitana e interior. O objetivo é trabalhar, em sala de aula e em diversos espaços educativos não formais, temas como prevenção de desastres, mudanças climáticas, justiça climática e cultura de proteção à vida.
“Investir em educação para a redução de riscos é investir em vidas e fomentar cidades mais justas. A prevenção precisa estar no centro das políticas públicas, especialmente nos territórios onde os efeitos da crise climática são mais severos. Se as pessoas vivem, é porque elas resistem, e é isso que queremos valorizar”, destacou Samia Sulaiman, coordenadora-geral de Articulação do Departamento de Mitigação e Prevenção de Riscos, da Secretaria Nacional de Periferias.
Apostando na diversidade para mobilizar ainda mais pessoas nas ações de prevenção, os encontros formativos reuniram educadores das redes estadual e municipal de ensino, agentes de Defesa Civil, pesquisadores, educadores ambientais, lideranças comunitárias, mobilizadores culturais, representantes de universidades, assistentes sociais e agentes de saúde. “A diversidade de atores, articulando de forma integrada, descentralizada, é uma característica da Secretaria de Periferias, que aposta nas parcerias com todos os públicos que atuam e vivenciam os territórios para irmos mais longe”, pontuou Samia.
Com abrangência nacional, a agenda de formações segue. A expectativa é impactar diretamente cerca de 30 mil estudantes em 23 municípios prioritários de diferentes regiões do país. As ações incluem a formação dos mobilizadores, além de atividades pedagógicas, projetos de ciência cidadã e iniciativas de sensibilização comunitária. A próxima fase, a partir de abril, é a inscrição das campanhas realizadas nas comunidades mobilizadas, para que se possa conhecer e reconhecer as ações e os resultados, adaptados aos riscos e às especificidades de cada território.
Política pública integrada
A prevenção de riscos é uma política pública integrada no Ministério das Cidades, que envolve educação, ciência e o desenvolvimento urbano com infraestrutura, tendo como eixo estruturante a justiça climática, sobretudo nas periferias, onde os impactos da crise climática são mais intensos.
Em Pernambuco, por exemplo, são R$ 649,16 milhões do Orçamento-Geral da União e mais R$ 24,50 milhões oriundos do FGTS, para execução de obras de contenção de encostas em benefício a 20 mil famílias em 10 municípios, por meio do Novo PAC Contenção de Encostas.
São obras que estão transformando comunidades como Sapucaia da Gente, em Olinda, Córrego do Sargento, em Recife, Alto da Macaíba e Alto do Cristo em Jaboatão dos Guararapes.
Além disso, Olinda e Jaboatão já possuem seus Planos Municipais de Redução de Risco (PMRR), financiados pela Secretaria em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco. O PMRR de Recife está em elaboração. Isso significa fortalecer a gestão municipal com informações sobre localidades e pessoas que estão em situação de risco para se priorizar ações de prevenção e preparação.
Recife também está recebendo investimentos dos Planos Comunitários de Redução de Risco (PCRA). Serão 5 comunidades que promoverão ações de mobilização, mapeamento e intervenção socioambiental para promover resiliência comunitária tendo os moradores como protagonistas.
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br


