Notícias
Em Niterói, retomada do Minha Casa, Minha Vida beneficia 540 famílias
Foto: Gabriel Oliveira/MCID
O sonho da casa própria se tornou realidade para 540 famílias de Niterói, no Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira (15), elas receberam as chaves dos novos lares no Residencial Jardim das Paineiras, empreendimento do Minha Casa, Minha Vida, entregue pelo ministro das Cidades, Jader Filho. Os beneficiários e autoridades locais participaram da cerimônia.
Dentro do conjunto de obras retomadas pelo Ministério das Cidades, o Jardim das Paineiras representa o impacto da política habitacional no cenário local já que está integrado à malha urbana, próximo a equipamentos públicos e com infraestrutura completa, dentro das regras atuais do programa MCMV, mesmo se tratando de uma retomada.
O ministro das Cidades, Jader Filho, entregou simbolicamente as chaves de cinco apartamentos às respectivas famílias, e destacou os investimentos feitos pela pasta no estado do Rio de Janeiro e no município de Niterói, que deve contar, em breve, com a contratação de mais 1 mil unidades habitacionais pelo programa. Além disso, a cidade fluminense vai ganhar investimentos em outras áreas essenciais como saneamento, contenção de obras e mobilidade.
"Quando chegamos ao Ministério das Cidades havia 87 mil moradias paralisadas em todo o país, entre elas, estavam os 540 apartamentos do Jardim das Paineiras. E nós retomamos o empreendimento, cumprindo a meta que o presidente Lula nos estabeleceu. Uma parte dos beneficiados pelo empreendimento são pessoas em situação de rua, mostrando que a parceria com a prefeitura acolheu quem mais precisa. Muito feliz em participar hoje dessa entrega, pessoal".
O Jardim das Paineiras vai beneficiar famílias integrantes da Faixa 1 do programa, que ganham até R$ 2.850 de renda bruta mensal, tendo prioridade pessoas em situação de rua, mulheres, deficientes, beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, exaltou também as parcerias entre os governos municipal e federal e destacou que, em o empreendimento ficou parado quatro anos e só saiu do papel sua retomada em 2023, com o início da nova gestão do Ministério das Cidades.
O casal Janete de Oliveira Trigueira, 69 anos, e Juscelino Oliveira da Conceição, 67 anos, perdeu a casa quando houve deslizamento do Morro do Bumba, em 2010. Desde então, eles sonhavam em ter novamente um lugar para chamar de lar. “Estávamos vivendo de aluguel todos esses últimos 15 anos. Hoje estou muito feliz de poder realizar o sonho da casa própria".
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br