Notícias
Cidades Melhores: oficina fortalece critérios para projetos urbanos
Foto: SNDUM/MCID.
Entre 29 e 31 de outubro, em Brasília (DF), foi realizada a Oficina “Integração de Critérios Climáticos em Projetos Urbanos Financiados com Recursos do OGU”, que contou com a participação da Caixa Econômica Federal, da GIZ, do Ministério das Cidades, das equipes de assessoria técnica e de representantes dos dez municípios participantes.
Durante o encontro, foram abordados temas como desafios climáticos urbanos, desenvolvimento urbano integrado, soluções baseadas na natureza (SbNs) e orçamentação de projetos com foco em sustentabilidade. O evento também proporcionou um rico espaço de troca de experiências entre gestores, técnicos e especialistas.
Ao todo, dez municípios estão servindo de referência para a inclusão de medidas de adaptação às mudanças do clima em seus projetos financiados pelo Ministério das Cidades, no âmbito do Programa Cidades Melhores e do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
Pelo Programa Cidades Melhores de responsabilidade da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, os municípios de Vitória de Santo Antão (PE), Garuva (SC), Macapá (AP) e Bujaru (PA) foram selecionados para receber assistência técnica e participar de um processo colaborativo de Desenvolvimento Urbano Integrado (DUI), com suporte da consultoria técnica do Grupo Myr.
Já no âmbito do Novo PAC, os municípios de Santo Antônio da Patrulha (RS), Porto Alegre (RS), Franco da Rocha (SP), Ilhéus (BA), Manaus (AM) e Apiaí (SP) também recebem assessoria especializada, por meio do escritório FFA Arquitetura e Urbanismo.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br