Notícias
Especialistas debatem saneamento rural em congresso internacional
Congresso reuniu mais de mil pessoas em Petrolina para debater sobre temas do saneamento rural. Foto: Divulgação/MCID
Os desafios impostos pelas mudanças climáticas no contexto do saneamento rural foram o principal assunto de debate entre autoridades e especialistas do setor durante o II Sanea Brasil, o Congresso Internacional de Saneamento Rural, realizado na última semana, em Petrolina, Pernambuco. O encontro durou três dias, com palestras, apresentações e minicursos, e funcionou como um evento paralelo que antecede a 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), em Belém.
Organizado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), o congresso teve apoio técnico do Ministério das Cidades, que participou em cinco dos oito paineis temáticos. O principal objetivo do evento foi reunir conhecimentos e debates para avançar na universalização dos serviços de saneamento até 2033 e na implementação de políticas públicas , com atenção às populações rurais e vulneráveis.
“Tivemos uma ótima presença de público, com mais de mil participantes credenciados, mais de 50 instituições presentes e mais de 200 trabalhos apresentados. Foi muito positivo para o setor do saneamento, em especial para as áreas rurais, que são uma população mais vulnerável e desassistida. Esperamos que a cada dia que passe o atendimento para essas comunidades aumente, em função de todos que atuam no setor começarem a enxergar a necessidade de melhorar e qualificar o atendimento dessa população”, destacou o diretor de saneamento rural da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Flávio Gomes Júnior.
O II Sanea Brasil é o maior congresso internacional dedicado ao saneamento rural no Brasil, reunindo especialistas, gestores públicos, pesquisadores, empresas e organizações internacionais e nacionais para discutir soluções inovadoras e sustentáveis para o setor. A principal novidade da edição de 2025 foi a ExpoSanea, uma feira internacional de soluções para o saneamento rural, com 18 estandes dedicados a tecnologias, produtos e serviços voltados ao tema.
Além da feira, os congressistas puderam realizar visitas técnicas, participar de minicursos e palestras para mapear os principais desafios e propor soluções de adaptação às mudanças do clima no saneamento rural. O resultado esperado é a formação de um conjunto de multiplicadores de soluções, capazes de impactar positivamente a realidade de diversos municípios, tornando-os mais resilientes, sustentáveis e preparados para o futuro. A próxima edição do congresso também foi marcada, com previsão de realização de 6 a 9 de dezembro de 2026.
Os debates sobre saneamento também estarão presentes durante a 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), entre 10 e 21 de novembro, em Belém.
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br