Notícias
Sergipe receberá mais de mil novas moradias do Minha Casa, Minha Vida
O secretário nacional de Habitação, Augusto Lima, representou o Ministério das Cidades no evento.. Crédito: Juracy Feitosa/Prefeitura de Aracaju
Prefeitos, sociedade civil, instituições públicas e setor privado de Sergipe se reuniram, nesta segunda-feira (11), em Aracaju, para celebrar os 16 anos do Minha Casa, Minha Vida e fortalecer as políticas de habitação no estado. O encontro, com o tema “Caminhos para os municípios reduzirem o déficit habitacional”, teve participação do Ministério das Cidades com apresentações sobre o principal programa da pasta e a assinatura de contratações de mais de mil novas moradias em municípios sergipanos.
“Nossa batalha é fazer o Minha Casa, Minha Vida se consolidar, com a visão de que habitação é prioridade máxima por todo o país, assim como é para o Governo Federal. Estamos trabalhando diuturnamente para não perder nenhum contrato, ampliar o programa e ter diálogo e parceria federativa. O que queremos é abrir o leque do programa e fazer os investimentos chegarem na população que mais precisa, porque assim transformamos o país, com famílias saíndo do aluguel e indo para o financiamento pagando mais barato“, disse o secretário nacional de Habitação, Augusto Rabelo.
Durante o encontro, foi anunciada a contratação de mais de mil novas moradias do Minha Casa, Minha Vida para beneficiar os municípios sergipanos. Serão unidades em Lagarto, Campo Brito, Nossa Senhora da Glória, Simão Dias e Nossa Senhora do Socorro.
“O Minha Casa, Minha Vida é um programa fantástico, porque traz dignidade, transformação e oportunidade. Além disso, é um exemplo de boa gestão e parceria. Estamos aqui com poder público municipal, estadual e federal e entidades privadas, que quando se unem podem mostrar o poder transformador da boa política pública aplicada”, disse o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri.
A programação contou com paineis para elucidar os municípios sergipanos a respeito das políticas habitacionais, especialmente sobre o papel do Governo Federal na redução do déficit habitacional e os avanços do Minha Casa, Minha Vida em Sergipe, com números e o impacto do programa.
“Desde 2023, 85% dos municípios brasileiros foram selecionados no novo Minha Casa, Minha Vida. O número é ainda maior em Sergipe, com 89% dos municípios do estado atendidos. Foram 9.109 habitações subsidiadas, permitindo investimento potencial de R$ 1,19 bilhão, com 5,7 mil unidades em obra e 711 já entregues, mas o objetivo é seguir crescendo ainda mais”, acrescentou o secretário.
O público pôde acompanhar uma apresentação sobre as linhas de atendimento do Minha Casa, Minha Vida, que incluem FAR, Entidades, Rural, FNHIS, Financiamentos e Cidades. As modalidades contribuíram para o recorde do programa em 2024, com 605 mil unidades habitacionais financiadas no ano, que contribuíram para a nova meta de ter 3 milhões de contratos até o fim de 2026.
“O novo Minha Casa, Minha Vida teve uma desburocratização para dar mais celeridade nos processos. Vamos publicar uma nova seleção nacional para o Entidades, que da última vez, em 2024, liberou 49.463 unidades, das quais 1.356 foram direcionadas para Sergipe. Então o programa segue crescendo, com exigência de residências próximas aos equipamentos públicos de educação, saúde e comércio, que significam qualidade de vida para as famílias e acesso a emprego. Isso facilita a presença do Estado e faz com que as famílias tenham mais oportunidades, que é o que queremos”, ressaltou o secretário.
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br
