Notícias
Rumo à COP30, Cidades aborda resiliência urbana em fórum
Foto: Leandro Vaz
São Paulo (SP) - Rumo à COP30, o Ministério das Cidades integrou o Fórum Movimentos pela Regeneração, promovido pelo SESC São Paulo, nesta quinta-feira (7). O secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, participou da mesa “Resiliência nas cidades: desafios urbanos contemporâneos”, na qual apresentou as ações e programas desenvolvidos para enfrentamento à crise climática.
As ações da Secretaria Nacional de Periferias em adaptação climática abrangem as cidades com foco em prevenção, redução das desigualdades e sustentabilidade, reconhecendo as populações vulneráveis em seus territórios, que são mais afetados diante de um desastre.
“É nas cidades que as emergências se abatem e é muito importante entender que as pessoas que vivem em áreas periféricas, com menos estrutura, são as mais afetadas. O impacto é amplificado diante da vulnerabilidade social”, pontuou o secretário.
Desenvolvidos para reconhecer e garantir a inclusão social nestas adaptações necessárias diante dos eventos climáticos extremos, são sustentados em três pilares: abordar as desigualdades para reduzir vulnerabilidades, capacidade de resposta antecipada e infraestrutura resiliente.
O leque de ações da secretaria é extenso. Destaque para programas como o Periferia Viva, incluído no Novo PAC para financiamento de obras de adaptação dos territórios. Estratégias como o Periferia sem Risco, Cidades Verdes Resilientes, Soluções Baseadas na Natureza e os Planos de Redução de Risco de Desastres - todas essas ações são formuladas com participação popular, por meio de encontros em comunidades periféricas Brasil afora.
Veja aqui mais notícias da Secretaria Nacional de Periferias
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br
