Notícias
BRICS: Brasil amplia visão sobre mobilidade e destaca papel dos governos locais
O Grupo de Trabalho de Transportes do BRICS tratou sobre políticas de mobilidade urbana. Foto: Isabela Castilho/BRICS Brasil.
Brasília (DF) - O Grupo de Trabalho de Transportes do BRICS realizou a sua segunda reunião técnica nesta quarta-feira (16). O Ministério das Cidades compõe a delegação brasileira ao lado dos ministérios dos Transportes e dos Portos e Aeroportos. O encontro deu continuidade ao que foi discutido na primeira reunião, no mês passado, na qual os países-membros apresentaram o que estão fazendo para o avanço de políticas públicas voltadas para a mobilidade urbana sustentável.
O Brasil tem abordado as políticas públicas de mobilidade urbana de forma cada vez mais abrangente. Além do foco em obras de infraestrutura e nos modais de transporte, o país passou a incorporar conceitos relacionados à participação dos municípios, ao acesso à cidade e aos serviços essenciais do dia a dia do cidadão, como trabalho, educação, saúde e empreendedorismo.
“Deixamos claro que a capilaridade das políticas de mobilidade, incluindo os governos municipais e estaduais, é o que faz com que o trabalho do bloco atinja a população. Assim, o transporte público permite um cotidiano melhor, com mais qualidade, para o trabalhador e o estudante que precisam da mobilidade”, explicou o secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia.
Nesta segunda etapa, o debate girou em torno dos meios capazes de implementar as políticas públicas de mobilidade, levando em conta que o tema ainda possui pouco espaço no cenário internacional. Em geral, ele aparece apenas como subtópico em fóruns mais amplos sobre transporte e trânsito, o que reforça ainda mais a importância de promover trocas de experiências entre os países do bloco.
“É necessário que a gente coloque no radar das reuniões internacionais os temas que o Ministério das Cidades trata. Não só mobilidade, mas também saneamento, habitação e desenvolvimento urbano. Todos eles são, para nós, temas centrais, dentro de uma agenda que responde ao combate às desigualdades”, afirmou o chefe da Assessoria Internacional do Ministério das Cidades, embaixador Antônio da Costa e Silva.
As discussões da reunião também foram conectadas à COP30, que será realizada em Belém (PA), em novembro deste ano. O evento é tratado como uma oportunidade estratégica para consolidar a mobilidade urbana sustentável como um dos temas centrais no debate climático global.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br