O relógio marca a contagem regressiva para a COP30, de 10 a 21 de novembro, no Pará, e o Ministério das Cidades está na preparação para mostrar ao mundo como as cidades brasileiras estão enfrentando as mudanças climáticas. Para isso, a Secretaria Executiva da pasta abriu um formulário para mapear as iniciativas institucionais de governos, empresas ou organizações que visam contribuir ao cenário climático. O preenchimento pode ser feito até o final de maio.
A ação é parte do Programa Cidades Verdes Resilientes e, com o mapeamento, a expectativa é de reunir experiências que contribuam para a mitigação e adaptação às mudanças do clima. As melhores práticas cadastradas serão apresentadas durante a COP30.
As experiências são divididas entre as ações de adaptação e as de mitigação de emissões de gases de efeito estufa.
Ações de adaptação: estão incluídos dados e informações; aprimoramento no planejamento e na gestão urbana; investimento em infraestrutura resiliente; e educação e participação comunitária sobre riscos climáticos e prevenção.
Mitigação de emissões de gases de efeito estufa: já a segunda engloba o desenvolvimento urbano integrado; mobilidade urbana; eficiência energética no espaço urbano; tecnologias de baixo carbono na construção civil; gestão de resíduos sólidos, compostagem e reciclagem; constituição de florestas urbanas; e ferramentas para a governança climática.
“Esse mapeamento é considerado urgente, especialmente diante dos dados alarmantes sobre os impactos das mudanças climáticas no Brasil. Entre 2020 e 2023, aproximadamente 31,9 milhões de brasileiros foram afetados por eventos climáticos extremos, resultando em de 2,21 milhões de desalojados e desabrigados, de acordo com o Atlas Digital de Desastres no Brasil. Além disso, as cidades são responsáveis por cerca de 20% das emissões de gases de efeito estufa no país, conforme o Inventário Nacional de Emissões de 2020”, afirma a assessora especial do Ministério das Cidades e integrante do Comitê Gestor do Programa Cidades Verdes Resilientes, Alice Carvalho.
Governos, empresas e organizações que desenvolvem iniciativas com impacto ao enfrentamento às mudanças climáticas podem preencher o formulário. As informações devem incluir as coordenadas geográficas do local de implementação e um link para mais detalhes sobre a iniciativa.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br