Notícias
Giro Brasil: Conferências Municipais seguem rolando pelo país
Cidades como Corumbá estão se mobilizando para a realização das conferências municipais. Crédito: Renê Marcio.
Os novos prazos da 6ª Conferência Nacional das Cidades estabeleceram que os municípios têm até 30 de junho para realizar as suas conferências, mas muitos já estão engajados e fizeram as reuniões com antecedência. Os eventos promovem o debate sobre políticas urbanas em busca de cidades mais inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social, além de funcionar como preparação para a fase estadual e nacional.
Na última semana, cidades de diversas regiões do Brasil promoveram suas conferências, como os casos de Paranavaí, no Paraná, Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e São Carlos, em São Paulo. Elas reuniram representantes da sociedade civil e do poder público para discutir soluções urbanas.
“A conferência teve início com palestras, abordando os três eixos principais de discussão, e os participantes foram divididos em grupos para debater a realidade do município e sugerir melhorias para o desenvolvimento. Também foram escolhidos os delegados que representarão Paranavaí na Conferência Estadual. Atingimos o objetivo, fortalecendo o processo democrático e contribuindo para a definição de políticas urbanas mais eficazes”, disse a arquiteta Fernanda Lanziani, uma das responsáveis pelo evento de Paranavaí.
Corumbá, por exemplo, elaborou 15 propostas para o município e 4 para a conferência estadual. De acordo com o novo calendário, os municípios têm até 30 de junho para a realização das reuniões, enquanto as estaduais podem ser até 31 de agosto e a nacional será em outubro.
“Os debates foram intensos e com pautas importantes para a criação de propostas para o coletivo, pois tratamos da cidade que queremos para o presente e para o futuro. Essa reunião foi de extrema importância e estamos dispostos a participar da 7ª Conferência Estadual de Mato Grosso do Sul para defendermos as nossas propostas”, acrescentou o diretor presidente da Agência Municipal de Habitação e Regularização Fundiária de Corumbá, Madson Ramão.
A agenda desta semana segue intensa, com conferências programadas em Xanxerê, em Santa Catarina, nos dias 3 e 4 de abril, Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, e Pedreira, em São Paulo, ambas no dia 5. O mês ainda terá as reuniões de Navegantes (SC), Lorena (SP), Bandeirantes (MS), Cascavel (PR) e mais.

- Conferência de Paranavaí definiu delegados que irão representar o município na Conferência Estadual. Crédito:Divulgação.
A Conferência Nacional das Cidades é precedida pelas etapas preparatórias nos municípios, estados e Distrito Federal, que servem para consolidar as propostas feitas pela sociedade civil para desenvolver as políticas públicas urbanas. A fase nacional coloca em perspectiva a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) em busca de cidades mais inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social.
Apesar de todos os estados, inclusive o Distrito Federal, já terem convocado as suas conferências, nem todos possuem a data do evento agendada. A situação é ainda mais crítica em nível municipal, onde os novos gestores, empossados recentemente, ainda precisam se apropriar do processo e sua importância para organizar as conferências nos municípios.
Veja aqui como realizar uma conferência municipal na sua cidade e o recado do ministro sobre as novas datas.
Baixe aqui as instruções para realizar uma conferência em sua cidade.
Confira aqui vídeos explicativos sobre como fazer e participar das conferências municipais.
Leia mais notícias sobre a Conferência Nacional das Cidades e suas etapas.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br