Notícias
Rio de Janeiro é destaque na realização de conferências municipais
O Rio de Janeiro é o estado que mais municípios já realizaram suas conferências. Divulgação/Magé
O Brasil está se movimentando na preparação para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, prevista para outubro, em Brasília, e a primeira fase está sendo a de conferências municipais. A participação na etapa inicial é um passo fundamental para debater propostas de políticas urbanas em prol de cidades mais inclusivas e democráticas, e um estado que está caprichando no engajamento municipal é o Rio de Janeiro.
Dos 92 municípios fluminenses, 44 já realizaram as conferências, como os casos de Rio de Janeiro, Niterói, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Duque de Caxias, Volta Redonda, Saquarema e outros. Ao todo, 85% dos municípios do estado estão, no mínimo, cadastrados para a realização das reuniões. Os dados são da Secretaria de Estado das Cidades do Rio de Janeiro, que, junto da Comissão Organizadora da Conferência Estadual, não mediu esforços na mobilização.
Um dos destaques foi Saquarema, que ressaltou a união de esforços entre os municípios vizinhos. “O protagonismo do estado do Rio de Janeiro reforça a importância da cooperação entre municípios para fortalecer demandas regionais e promover uma Política de Desenvolvimento Urbano mais justa e equilibrada. Como parte desse esforço, firmamos um Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Armação dos Búzios, oferecendo suporte na condução de mesas de debate e na cessão de tecnologias utilizadas na Conferência de Saquarema”, disse o secretário municipal de urbanismo de Saquarema, Felipe de Oliveira Araújo.
A participação no Rio de Janeiro fortaleceu os laços entre os municípios e reflete o principal foco das reuniões: a união. Somando os posicionamentos da sociedade civil junto ao poder público, as propostas debatidas são fundamentais para que as políticas públicas sejam mais efetivas e alcancem as reais necessidades da população.
"Saquarema se consolidou como referência regional em conhecimento urbanístico, fortalecendo sua atuação por meio de uma parceria com o governo do estado, que entende a cidade como um ponto focal na promoção das conferências urbanísticas. O município desempenha um papel estratégico na troca de experiências e na disseminação de boas práticas, participando ativamente de seminários, palestras e conferências ao lado de Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e São Pedro da Aldeia”, acrescentou o secretário.
Vem mais por aí
Apesar de quase metade dos municípios do Rio de Janeiro já terem feito seus encontros, a semana já está movimentada, com conferências marcadas até sábado (5) em Areal, Itaocara e Barra do Piraí. Se aumentar o recorde para até 16 de abril, serão mais 14 reuniões realizadas. De acordo com os novos prazos, as etapas municipais podem ser feitas até 30 de junho, enquanto as estaduais são até 31 de agosto e a nacional em outubro.
Veja aqui como realizar uma conferência municipal na sua cidade e o recado sobre as novas datas.
Baixe aqui as instruções para realizar uma conferência em sua cidade.
Confira aqui vídeos explicativos sobre como fazer e participar das conferências municipais.
Leia mais notícias sobre a Conferência Nacional das Cidades e suas etapas.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br
