Telefonia Móvel

Publicado em 17/11/2020 16h46 Atualizado em 02/12/2020 17h30

O serviço de telefonia móvel (tecnicamente chamado de Serviço Móvel Pessoal - SMP) pode ser prestado nas seguintes modalidades:

  • pré-paga: o consumidor adquire os créditos antes de realizar as ligações;
  • pós-paga: o consumidor realiza ligações e posteriormente recebe a conta telefônica para efetuar o pagamento.

As prestadoras oferecem também planos que misturam as características do pré-pago e do pós-pago, normalmente chamados de planos "controles". Nestes casos, o consumidor utiliza os créditos referentes ao valor do plano e, caso eles terminem, pode inserir mais créditos, como no telefone pré-pago, ou aguardar a liberação dos créditos do plano.

Caso ainda tenha dúvidas, consulte a seção Perguntas Frequentes.

 

Saiba mais:

Resolução nº 477/2007 da Anatel, que regulamenta o Serviço Móvel Pessoal.

Resolução nº 632/2014 da Anatel, que regulamento os Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações.