Notícias
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Presidente da Anatel participa do Simpósio Global de Reguladores da UIT
De 31 de agosto a 3 de setembro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) participou em Riade, Arábia Saudita, do Simpósio Global de Reguladores de 2025 (GSR-25), promovido pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), por meio de seu Setor de Desenvolvimento (UIT-D). Esse encontro é realizado anualmente e reúne lideranças mundiais do setor de telecomunicações para debater estratégias e compartilhar experiências.
Entre os principais resultados, destacou-se a aprovação das Diretrizes de Melhores Práticas do GSR-25, iniciativa que orientará o futuro da regulação digital. Esse documento ressalta a urgência de inovar nas abordagens regulatórias, incentivando práticas ágeis e o desenvolvimento de novas competências para enfrentar avanços como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e redes móveis de quinta geração (5G).
Esse documento também enfatiza a necessidade de fortalecer a capacidade regulatória por meio de colaboração entre diferentes atores, investimentos estratégicos em capacitação e decisões baseadas em evidências, assegurando uma supervisão mais responsiva e eficaz.
Outro pilar das diretrizes é o uso de tecnologias emergentes para elevar a excelência regulatória, integrando ferramentas avançadas a todo o ciclo regulatório, com foco em confiança e ética no uso de dados.
As recomendações ainda defendem o reforço da cooperação internacional e a construção de parcerias estratégicas, visando uma maior interoperabilidade regulatória e um futuro conectado, no qual a regulação não apenas proteja o interesse público, mas também estimule a inovação e o crescimento no dinâmico ecossistema digital.
A participação do presidente da Anatel, Carlos Baigorri, incluiu painéis de alto nível, como:
- High Level Segment: Collaborate — Collaborative Governance for Digital Development;
- Heads of Regulators Executive Roundtable: What will it take for regulators to be digital ecosystem builders?
Em suas intervenções, Baigorri destacou a transformação contínua dos reguladores de telecomunicações e o papel da cooperação internacional na superação dos desafios da economia digital.
Durante o GSR-25, a UIT também lançou o relatório “Connecting Humanity Action Blueprint”, que apresenta experiências de destaque em conectividade significativa. O Brasil foi evidenciado com o projeto Norte Conectado, que busca levar conexão às populações da Amazônia por meio de cabos de fibra óptica subfluviais. A iniciativa combina mecanismos inovadores de financiamento e tecnologias adaptadas à realidade da região Norte, reforçando o compromisso do país com a inclusão digital.
A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) participou do evento como membro associado da UIT-D.
Às margens do evento, a delegação brasileira reuniu-se com reguladores da Arábia Saudita, da Armênia, da Malásia, do Quênia, membros da Associação dos Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Arctel-CPLP), além de organismos multilaterais. Juntou-se à delegação o embaixador do Brasil na Arábia Saudita, Paulo Uchôa Ribeiro Filho.