Notícias
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Presidente da Anatel participa de eventos e reuniões na Europa para discutir regulação e ecossistema digital
O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, participou, entre os dias 25 e 28 de fevereiro, de uma série de encontros e eventos estratégicos em Roma e Madri, voltados para a regulação do setor de telecomunicações e conectividade digital.
Na Itália, Baigorri reuniu-se com o embaixador brasileiro Renato Mosca para discutir os desafios do ecossistema digital. Entre os temas abordados, destacou-se a implementação do 5G no Brasil e na Itália, com ênfase no sucesso do modelo Stand Alone adotado no Brasil.
Também foram debatidos os desafios do mercado satelital e o protagonismo brasileiro nas discussões sobre sustentabilidade espacial. Adicionalmente, traçou-se uma comparação informal entre os modelos regulatórios da Europa e do Brasil, além da possibilidade de ampliação das competências da Anatel para enfrentar os desafios do setor.
Ainda no dia 25, Baigorri esteve em reunião bilateral com a Autoridade Reguladora de Comunicações da Itália (AGCOM), sendo recebido pelo presidente Giacomo Lasorella e demais autoridades. O encontro promoveu uma análise comparativa das estruturas institucionais e dos modelos regulatórios dos dois países, com especial atenção à alocação de espectro para o 5G e atualizações nos modelos de Qualidade de Serviço (QoS). A reunião também discutiu a atualização do Memorando de Entendimento firmado entre a Anatel e a AGCOM em 2005.

- Carlos Baigorri e Giacomo Lasorella
Na capital italiana, Baigorri também se reuniu com representantes da Telecom Itália, que apresentaram a recente reestruturação institucional da empresa, seu plano diretor para 2025-2027 e os desafios e oportunidades no mercado brasileiro.
Em Madri, no dia 27, Baigorri participou como painelista no evento Digital Summit LATAM, onde destacou a importância de uma regulação madura para a América Latina e o papel do regulador na promoção de infraestrutura robusta para atrair investimentos, além da necessidade de reduzir barreiras para novos entrantes no setor. No mesmo dia, encontrou-se com o embaixador brasileiro em Madri, Orlando Leite Ribeiro, discutindo a liderança do Brasil na regulação setorial da região e a estabilidade do modelo regulatório brasileiro como fator de atração de investimentos e expansão da conectividade.
Encerrando sua agenda na Europa, no dia 28 Baigorri integrou a mesa "Mercado Único: Regulação e Conteúdo Audiovisual - desafios regulatórios", no evento Cumbre Pré-Ministerial, organizado pelo Centro de Estudos Regulatórios de Telecomunicações para a América Latina (CERTAL). Além disso, realizou reuniões com autoridades de reguladores congêneres, representantes da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e com a Secretária-Geral da ASIET (Associação das Empresas de Telecomunicações da América Latina), reforçando o compromisso da Anatel em manter o Brasil na vanguarda das discussões sobre o setor de telecomunicações.

- .