Notícias
Anatel MG e Cefet-MG promovem inovação no HackatOhm 2025 com desafio de combate a interferências
A Anatel Minas Gerais participou da Competição Acadêmica de Engenharia (HackatOhm 2025), promovida pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), entre 21 e 31 de outubro. A presença da Agência no evento reforça o Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as instituições, focado no fomento à pesquisa e na formação de talentos.
O eixo central da participação da Anatel foi a proposição e avaliação de desafios reais de engenharia ligados à rotina de fiscalização. O objetivo é transformar problemas práticos do setor de telecomunicações em oportunidades de inovação acadêmica.
Desafio
O tema sugerido pela Anatel MG para a competição foi “Blindagem para fontes de ruído”. O desafio visava à mitigação de interferências causadas por carregadores automotivos, um problema comum que degrada a qualidade do sinal de comunicação.
Ao todo, quatro propostas foram desenvolvidas por equipes de estudantes do Cefet-MG, demonstrando alto nível técnico e criatividade dos participantes. As soluções foram avaliadas pelos servidores Moisés da Silva Leal, Marcelo Ricardo Loschi e Sinval Martins Barbosa, da fiscalização da Anatel MG, com base em critérios como inovação, impacto socioeconômico e viabilidade técnica.
A equipe vencedora foi reconhecida durante a cerimônia de encerramento do HackatOhm 2025, em Belo Horizonte (MG), que contou com a presença do gerente regional da Anatel MG, Otávio Barbosa da Silva Soares, e do coordenador administrativo-financeiro, Luís Felipe Rauen Lopes de Souza.
A participação da Anatel MG no HackatOhm 2025 reforça o compromisso da Agência com o incentivo à pesquisa aplicada e à formação de novos talentos na área de telecomunicações, consolidando a integração entre o setor público e o meio acadêmico para o desenvolvimento tecnológico e social do país.