Notícias
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Anatel encerra tomada de subsídios sobre conectividade em universidades e institutos federais
A Tomada de Subsídios nº 9/2025 encerrou-se ontem, dia 10 de novembro, após vinte e cinco dias aberta para contribuições. A iniciativa, proposta pelo conselheiro Octávio Penna Pieranti à Superintendência de Planejamento e Regulamentação (SPR), tem como objetivo mapear carências e lacunas de infraestrutura de transporte e acesso à internet em universidades públicas (federais, estaduais e municipais) e institutos federais.
Por meio do sistema Participa Anatel, foram apresentadas 1.310 contribuições, de 127 respondentes. As respostas abordaram temas como conexão com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), cobertura de rede móvel celular, infraestrutura de rede externa e interna, velocidade de conexão e eventuais problemas de conectividade, entre outros.
O conselheiro ressaltou que "mais de 80 universidades públicas e institutos federais responderam à tomada de subsídios e reconheceram o papel da Anatel na implementação de políticas públicas voltadas à conectividade. Agora vamos avaliar os caminhos possíveis para que a Anatel possa desempenhar um papel ainda mais relevante na garantia do direito à educação, no ensino, na pesquisa e na extensão em nosso país.”
O próximo passo será a análise, pela equipe técnica da SPR, das contribuições recebidas. Os resultados obtidos poderão orientar ações futuras e projetos estratégicos para suprir as necessidades identificadas, contribuindo para a transformação digital e o avanço da educação no país.