Notícias
Novembro é destinado a campanhas para a Saúde do Homem
Para este ano, o Ministério da Saúde intensificará a campanha junto a essa população durante todo este mês de novembro, com o objetivo de incentivar os homens a irem rotineiramente às unidades de saúde para acompanhar como anda a sua saúde.
Essa estratégia justifica-se pelo fato de que, segundo pesquisa realizada pelo Ministério junto a população masculina (Vigitel 2015), dos 6.141 homens entrevistados 1/3 (31%) ainda não têm o hábito de ir ao médico. Desses que não vão, 55% afirmam que não precisam, o que reforça, segundo o Ministério, a necessidade de realizar a prevenção desde a adolescência.
Ainda segundo dados da mesma pesquisa, entre os problemas de saúde que mais acometem o homem estão a obesidade (57%), o alcoolismo (25%) e o tabagismo (13%).
O Ministério da Saúde informa, ainda, que as principais causas de morte entre os homens, segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade, são as causas externas, como acidentes de trânsito, acidentes de trabalho e lesões por violência. Logo a seguir estão as doenças do aparelho circulatório (como infarto agudo do miocárdio), seguida das neoplasias (brônquios e pulmões) que mais afetam os homens.
Para o serviço público federal, nos órgãos em que tem sido exitosa a realização e a oferta dos Exames Médicos Periódicos, o homem pode fazer uma série de exames laboratoriais, como sangue (hemograma e dosagem dos níveis de colesterol total e frações, triglicerídios, glicemia e insulina), PSA e avaliação clínica para servidores com mais de 50 anos, conforme o que prevê o Decreto nº 6.856, de 25 de maio de 2009, que regulamenta o art. 206-A da Lei nº 8.112, de 1990, que dispõe sobre os exames médicos periódicos de servidores, e com essa importante medica fomentando uma cultura de prevenção junto a este público alvo.
Links