Notícias
Dia Mundial do Diabetes
Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data tornou-se, no ano de 2007, dia oficial de saúde da ONU, após aprovação das Nações Unidas em dezembro de 2006, e em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, trata-se de doença crônica que atinge 62 milhões de pessoas nas Américas, o que representa um em cada 12 pessoas. A maior parte dos casos de diabetes, entretanto, está ligada a fatores comportamentais e estilo de vida, e é, portanto, passível de prevenção.
A diabetes é uma doença que atinge os jovens e idosos, ricos e pobres. Mais de 360 milhões de pessoas sofrem de diabetes. Até 2035, a Federação Internacional de Diabetes (IDF) estima que mais de 550 milhões de pessoas em todo mundo terão a doença.
Já a Sociedade Brasileira de Diabete-SBD reforça a necessidade de termos a consciência de que a cada 8 segundos alguém morre em decorrência de complicações da diabetes. Ela está entre as 10 principais causas de deficiências, sendo que dezenas de milhões de pessoas com diabetes sofrem de sérias condições, como doença cardíaca, derrame, amputação dos membros inferiores, retinopatia diabética (perda da visão ou cegueira causada pela doença diabética dos olhos) e insuficiência renal.
A SBD reforça, ainda, que praticar exercícios físicos moderados e manter um peso corporal saudável pode ajudar a prevenir a diabetes do Tipo 2. Até o momento, não existe uma terapia comprovada que previna ou cure a diabetes Tipo 1.
Para as pessoas que sofrem de diabetes, as ações prevenção e promoção da saúde visam difundir métodos para melhorar o conhecimento da diabetes de forma a compreender a doença e prevenir as complicações. Por isso, justifica-se a realização de campanhas de prevenção a diabetes nos ambientes de trabalho, além de campanhas educativas e de conscientização durante todo o ano.
Segundo informações disponíveis no site da SBD, desde 200, a Sociedade tem incentivado a ideia de iluminar de azul, para marcar a data do Dia Mundial do Diabetes, alguns monumentos de várias cidades espalhadas pelo país, na tentativa de mobilizar o maior números de pessoas, governos, entidades e empresas privadas, na expectativa de que informações sobre a doença seja difundida e contribuir para a diminuição dos casos.
Links